Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Consumidores podem fazer de forma correta o descarte de lâmpadas usadas


Por: REDAÇÃO Portal

A entidade em conjunto com residenciais, instalou pontos de descarte em condomínios de Pernambuco, Paraná, São Paulo Rio de Janeiro

A entidade em conjunto com residenciais, instalou pontos de descarte em condomínios de Pernambuco, Paraná, São Paulo Rio de Janeiro

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

04/06/2021
    Compartilhe:

Por Agência Brasil

O descarte incorreto de lâmpadas usadas pelos consumidores nos domicílios pode provocar problemas ao meio ambiente e à saúde. Para evitar isso, desde 2017 a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa (Reciclus) vem instalando postos para recolhimento gratuito das lâmpadas em estabelecimentos comerciais. No final do ano passado, a entidade começou a atuar também em conjunto com condomínios residenciais e instalou pontos de descarte em condomínios de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco.

Até agora foram instalados 2.586 pontos comerciais de recolhimento de lâmpadas no país, que são o principal foco do programa Reciclus, que atua em 728 cidades, onde as pessoas podem depositar suas lâmpadas queimadas. Agora, a meta é levar o programa para os condomínios. O metal é considerado altamente tóxico e ocasiona poluição ao meio ambiente, afetando diretamente água, ar e solo, com implicações na saúde humana. Ao ingerir ou inspirar o metal, a pessoa pode desenvolver toxidade nos rins, sistema nervoso e sistema cardiovascular.

Do total recolhido, entre 80% e 90% são lâmpadas fluorescentes de mercúrio, e o restante são lâmpadas LED e incandescentes. “A gente acaba recolhendo, dessa forma, praticamente todos os tipos.” Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse o site.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook