Cremepe afirma que vai investigar denúncias de médicos que estariam sendo expostos por votarem no PT
O Cremepe-PE informou que pedirá providências ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na segunda-feira (7).

Foto: Reprodução / G1
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe-PE) recebeu denúncias de listas com nomes de médicos supostamente petistas. A relação de nomes circula nas redes sociais e tem o intuito de desestimular clientes a contratar esses profissionais por conta de divergências políticas. O conselho divulgou por meio de nota que as listas têm “caráter constrangedor, intimidatório e discriminatório do exercício profissional aos referidos médicos”.
Algumas relações chegam a ter o nome de quase 300 profissionais, onde está relacionado a especialidade de cada um. Os profissionais são de áreas diferentes e trabalham tanto nos serviços públicos como particulares. O Cremepe-PE informou que pedirá providências ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na segunda-feira (7).
Ouça a notícia com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.
Confira a nota do Cremepe-PE na íntegra:
O Cremepe no uso de suas atribuições, vem a público, reafirmar seu compromisso histórico com a ética, democracia e defesa dos médicos e da sociedade.
Chegou ao conhecimento desse egrégio conselho, texto divulgado em redes sociais de lista com nomes de profissionais e especialidades intitulada "médicos petistas” .Tal lista tem caráter constrangedor, intimidatório e discriminatório do exercício profissional aos referidos médicos.
Ressaltamos o descrito no Código de Ética Médica nos seus princípios fundamentais, que “a medicina é uma profissão a serviço da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”, bem como o item I do capítulo II, que “É direito do médico exercer a medicina sem ser discriminado por questões de religião, etnia, cor, sexo, orientação sexual, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza”.
O Cremepe repudia veementemente a referida lista apócrifa nestes meios de comunicação, por entender que se trata de afronta grave ao livre exercício profissional. Esse tipo de divulgação compromete a medicina e os médicos pernambucanos, com consequências diretas deletérias à sociedade.
Todo o material coletado será enviado por esta autarquia para apreciação do Ministério Público Estadual e demais autoridades competentes para que a identificação dos responsáveis, seus autores e disseminadores sejam realizadas e que medidas cabíveis sejam efetivadas.
Os médicos e médicas pernambucanos têm demonstrado ao longo de sua história e especialmente durante o combate à pandemia, dedicação e compromisso aos milhares de pacientes atendidos nas diversas unidades hospitalares de nosso Estado.
O Cremepe não hesitará em defender a boa prática médica, o livre exercício profissional, alicerçando suas condutas sempre pautadas na defesa da ética profissional, entendendo que o respeito às leis e à democracia são pedras angulares para o Estado brasileiro.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/05/2025
Transformador chega ao km 53 em Paulista, na RMR; viagem será retomada na sexta-feira (2)
Durante todo o trajeto, viaturas da PRF e equipes técnicas são...
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Regularização fundiária do Governo Federal beneficia 5 mil famílias em PE
Programa Novo PAC Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Prefeitura do Recife divulga resultado do edital Jovens no Clima 2025
Ao todo, 18 projetos foram escolhidos
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Homem mata colega de trabalho com uma chave de fenda após discussão em oficina do Recife
A Polícia Militar de Pernambuco afirmou que deu inícios às diligências,...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Flávio Dino vai ministrar aula magna na UFPE e receber título de Doutor Honoris Causa da instituição
O evento será em 5 de maio, às 9h30, no Campus Recife