Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Dezembro Vermelho: Campanha atua na conscientização, combate e prevenção ao HIV/Aids

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Cerca de 40% dos novos casos de infecções por HIV e pouco mais de 20% das novas ocorrências da Aids no Recife, são na faixa etária de 14 a 29 anos

Cerca de 40% dos novos casos de infecções por HIV e pouco mais de 20% das novas ocorrências da Aids no Recife, são na faixa etária de 14 a 29 anos

Foto: Reprodução/G1

02/12/2023
    Compartilhe:

Dezembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção da Aids. O HIV é um vírus sexualmente transmissível que acomete o sistema imunológico das pessoas, possibilitando a identificação de vários tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A Campanha Dezembro Vermelho é voltada a conscientização sobre a doença e tem como principal objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do combate ao estigma em relação às pessoas que vivem com o vírus.

O infectologista, Filipe Prohaska, detalha como ocorre a transmissão dessas  infecções. Ele também fala sobre as mudanças com relação aos registros da doença em determinadas faixas etárias e orienta a população a procurar tratamento ao identificar alguma lesão que possa resultar nessas doenças.

O vírus é transmitido através de relações sexuais sem proteção, compartilhamento de objetos cortantes contaminados, como agulhas, alicates, injeções. Ele também pode ser transmitido da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação. De acordo com especialistas, é possível que alguém tenha o HIV e passe anos sem contrair a Aids, no entanto, mesmo sem a doença, essas pessoas ainda podem transmitir o vírus para outras pessoas que não estão contaminadas.

Cerca de 40% dos novos casos de infecções por HIV e pouco mais de 20% das novas ocorrências da Aids no Recife, são na faixa etária de 14 a 29 anos, segundo dados da Secretaria de Saúde (Sesau) da capital pernambucana.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 10 mil brasileiros morreram em 2022, tendo o HIV ou a Aids como causa básica. Foram registrados 43.403 casos de HIV no ano passado e a estimativa é que um milhão de pessoas vivam com HIV no Brasil atualmente.  O Ministério da Saúde ainda aponta que, entre 2007 e junho de 2023, foram notificados 489.594 casos de infecção pelo HIV no país. A maior incidência é entre homens na faixa etária entre 25 e 39 anos.

Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no ‘play’ acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook