Também associada a uma deficiência, a surdez é a diminuição da capacidade de ouvir, podendo ser leve, moderada ou grave

Foto: Reprodução/Sempre Materna
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 800 milhões de pessoas no mundo sofrem alguma perda auditiva. Também associada a uma deficiência, a surdez é a diminuição da capacidade de ouvir, podendo ser leve, moderada ou grave.
Nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, data simbólica que serve para conscientizar, combater e prevenir os problemas advindas da surdez para a população brasileira.
O acompanhamento deve ser feito desde a infância até a vida adulta. Pensando nisso, a Prefeitura do Recife oferece ações de saúde para a população, como o teste da orelhinha. A fonoaudióloga e coordenadora do setor de fonoaudiologia do Hospital da Mulher do Recife, Nádia Garcia, deu mais detalhes sobre o procedimento.
A Triagem Auditiva Neonatal (TAN) permite verificar a presença de anormalidades na audição dos recém-nascidos. O exame, que deve ser realizado 48 horas após o nascimento e, idealmente, até o primeiro mês de vida, é o principal meio de detectar, precocemente, a impossibilidade ou dificuldade de ouvir. O teste da orelhinha é fundamental para que o diagnóstico seja feito de forma rápida e ágil, a fim de evitar problemas decorrentes.
Ouça a matéria da repórter Lara Sá clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Pernambuco tem mais de 300 leitos pediátricos para casos de síndrome respiratória
Apesar das medidas emergenciais, 51 crianças ainda estão na fila de espera...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, inaugura 12 leitos para mulheres dependentes de álcool e drogas
Internação será, preferencialmente, de curta duração
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças
Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
HR já registra 41 atendimentos em vítimas de queimaduras neste mês de junho
A maior concentração de casos de queimaduras ocorreu entre os dias 24 e 25
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Ministério da Saúde confirma que vacina contra a dengue deve estar disponível no início de 2026
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan