Edifício que abrigou o INSS e está ocupado por movimento social será destinado à construção de habitação popular
Governo de Pernambuco garantiu auxílio de R$ 350 para famílias que precisarem deixar o imóvel durante reforma

Foto: Divulgação/Governo de Pernambuco
Um acordo judicial celebrado na Justiça Federal, na terça-feira (25), promete uma solução positiva para cerca de 120 famílias que almejam a casa própria. O prédio, que já abrigou a sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Recife e estava ocupado desde 2021 pelo Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT), foi doado ao governo de Pernambuco com a finalidade de ser transformado em um projeto habitacional.
Este é o segundo acordo desse tipo. O primeiro envolveu o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), que ocupou um edifício de quatro andares na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, também no Centro do Recife, por dois anos. O local foi a sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) até 2001, quando passou a ser utilizado como depósito.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh), no caso do edifício do INSS, as pessoas que já ocupam o imóvel não precisarão desocupá-lo até o início das obras. Durante esse período, o governo estadual se comprometeu a realizar reparos urgentes, conforme orientação da Defesa Civil do Recife, para garantir a segurança dos moradores.
A Seduh também ficará responsável pelo suporte técnico necessário para a elaboração do projeto de retrofit, ou seja, a adaptação do prédio para unidades residenciais. Quando o projeto for finalizado, o próprio movimento social se encarregará de inscrevê-lo para receber financiamento do programa Minha Casa Minha Vida.
O Governo de Pernambuco informou ainda que, durante a reforma, as famílias que precisarem deixar o imóvel receberão um auxílio-moradia de R$ 350 até a entrega das novas unidades. Embora o número exato de habitações ainda não tenha sido definido, as vagas serão prioritariamente destinadas às pessoas que já ocupam o prédio.
O acordo foi homologado pela 10ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), encerrando a ação de reintegração de posse movida pelo INSS contra o MLRT. Além das partes envolvidas diretamente no processo, as negociações contaram com a participação da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do governo de Pernambuco, da prefeitura do Recife, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público Federal.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Regularização fundiária do Governo Federal beneficia 5 mil famílias em PE
Programa Novo PAC Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Prefeitura do Recife divulga resultado do edital Jovens no Clima 2025
Ao todo, 18 projetos foram escolhidos
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Homem mata colega de trabalho com uma chave de fenda após discussão em oficina do Recife
A Polícia Militar de Pernambuco afirmou que deu inícios às diligências,...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Flávio Dino vai ministrar aula magna na UFPE e receber título de Doutor Honoris Causa da instituição
O evento será em 5 de maio, às 9h30, no Campus Recife
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
ADEPPE empossa nova diretoria nesta quinta-feira para o triênio 2025-2028
O delegado Diogo Victor será reconduzido à presidência