Dentre as síndromes pós covid, a perda de olfato ou paladar e problemas musculares são algumas das consequências apresentadas

Foto: Reprodução/G1
Estudo realizado por pesquisadores da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) em parceria com a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e a organização de saúde pública internacional Vital Strategies, aponta que cerca de 65% dos brasileiros infectados pelo SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid-19 apresentam pelo menos uma sequela. Dentre elas, a perda de olfato ou paladar e problemas musculares são algumas das consequências apresentadas.
Segundo o médico infectologista Filipe Prohaska, o número de síndromes pós covid são alarmantes.
A pesquisa batizada de Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel) mapeou através de registros telefônicos, 9 mil entrevistados em todo o país, que expuseram a perda do paladar ou olfato, problemas musculares, fadiga ou cansaço, perda de memória, perda de cabelo, falta de ar e sono, como principais sequelas.
Ainda segundo a pesquisa, 4,8% dos entrevistados não tomaram a vacina contra a Covid-19, segundo eles, o motivo da não imunização é não acreditarem na eficiência da vacina.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Pernambuco tem mais de 300 leitos pediátricos para casos de síndrome respiratória
Apesar das medidas emergenciais, 51 crianças ainda estão na fila de espera...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, inaugura 12 leitos para mulheres dependentes de álcool e drogas
Internação será, preferencialmente, de curta duração
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças
Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
HR já registra 41 atendimentos em vítimas de queimaduras neste mês de junho
A maior concentração de casos de queimaduras ocorreu entre os dias 24 e 25
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Ministério da Saúde confirma que vacina contra a dengue deve estar disponível no início de 2026
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan