Ex-secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua assume superintendência da Polícia Federal em Pernambuco
Pádua foi Secretário de Defesa Social por quatro anos, de junho de 2017 a junho de 2021

Foto: Reprodução/g1
O ex-secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti, foi nomeado para o cargo de superintendente da Polícia Federal (PF) no Estado.
Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a nomeação de Antonio foi assinada pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, conforme publicado na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).
Na ocasião, o ministro também dispensou o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco, Antonio Vital de Moraes Júnior, contudo, não nomeou, ainda, um substituto para o cargo.
Pádua foi Secretário de Defesa Social por quatro anos, de junho de 2017 a junho de 2021. O mesmo colocou o cargo à disposição quando, em maio de seu último ano à frente da pasta, durante protestos pacíficos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no centro do Recife, o comando de tropa do Batalhão de Choque na rua “se sentiu autônomo”, como adjetivou o então Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e autorizou a repressão violenta do movimento, sem a consulta e sem a permissão do secretário.
A atitude acarretou no saldo de dois homens atingidos nos olhos por balas de borracha; ambos ficaram cegos nos olhos atingidos. A vereadora do Recife Liana Cirne (PT) também foi vítima; a legisladora recebeu um jato de spray de pimenta no rosto quando foi questionar a polícia.
O novo chefe da PF em Pernambuco é servidor de carreira da corporação. De 2000 a 2003, foi oficial da promotoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Ainda em 2003, assumiu o cargo de delegado da Polícia Federal e foi chefe da Delegacia de Entorpecentes e chefe do Setor de Inteligência e da Delegacia de Polícia Marítima.
Em 2013 e 2014, foi o coordenador regional adjunto de segurança para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo.
Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Chuvas: Apac renova estado de observação para RMR e Zona da Mata
O boletim é válido para a noite desta terça e para a madrugada da...
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Suape e Porto Digital promovem articulação para modernizar indústrias do complexo portuário
Encontro nesta quinta (3) busca conectar empresas de Suape a startups e...
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Pernambuco gera 9.754 empregos em maio; Recife lidera entre capitais nordestinas
saldo coloca Pernambuco como o segundo maior gerador de empregos da região...
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Apac prevê continuidade de chuvas fracas a moderadas na maior parte do estado nesta segunda
Ainda de acordo com a Apac, nas últimas 24 horas, o município de São José...
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2025
Duas apostas de Pernambuco levam mais de R$ 19 milhões cada na Quina de São João
Os dois jogos vencedores do estado são da cidade do Recife, na Região...
- Por REDAÇÃO
- 29/06/2025
Domingo será de tempo parcialmente nublado, com possibilidade de chuva ao longo do dia
O boletim emitido neste domingo, também é válido para a segunda-feira (30)