Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Ministro Alexandre Padilha visita CBN Recife e fala sobre programa Agora Tem Especialistas


Por: REDAÇÃO Portal

O ministro da Saúde participou do programa Acerto de Contas, com Geraldo Freire e Wagner Gomes

15/08/2025
    Compartilhe:

O ministro da Saúde participou do programa Acerto de Contas, com Geraldo Freire e Wagner Gomes

Foto: Mayara Amancio/CBN Recife

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou a Rádio CBN Recife nesta sexta-feira (15), e foi entrevistado durante o programa Acerto de Contas, com Geraldo Freire e Wagner Gomes. Na quinta-feira (14), Padilha esteve com o presidente Lula em agendas nas cidades de Goiana, na Mata Norte, e na capital pernambucana, onde acompanhou os primeiros atendimentos do programa Agora Tem Especialistas, para pacientes do SUS, no hospital Ariano Suassuna, nova unidade da operadora privada Hapvida.

Segundo Padilha, a principal missão do programa é conseguir reduzir as filas de espera para especialidades. “Nós vamos ampliar o atendimento, e com isso, reduzir o tempo de espera. Uma das pacientes com quem nós conversamos se internou para fazer uma cirurgia do quadril, a mesma cirurgia que o presidente Lula fez. Então, a unidade da Hapvida abre as portas para o SUS, pelo Agora Tem Especialista. A senhora estava esperando há quase 6 anos para fazer o procedimento cirúrgico. Então, é um grande esforço, mobilizando tudo que há na saúde pública e privada para reduzir o tempo de espera quanto ao atendimento das especialidades”, comentou.

De acordo com o ministro, até o início de agosto,  101 hospitais privados e filantrópicos haviam solicitado adesão ao programa Agora Tem Especialistas. No entanto, o número representa apenas 3% do tamanho da rede, que tem 3.537 instituições cadastradas. 

A principal forma de custear os atendimentos é feita pela troca de dívidas de ressarcimento dos planos de saúde ao SUS, sem gerar custo adicional para a rede pública. A expectativa é de que a medida converta R$ 1,3 bilhão por ano, considerando a demanda apresentada pelos estados e municípios. Mas para alcançar maior adesão das unidades privadas, o governo federal também disponibiliza outras alternativas, como a ampliação dos serviços via repasses da união.

Hemobrás

O ministro Alexandre Padilha também comentou sobre a inauguração da nova planta fabril de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) em Goiana, cuja inauguração aconteceu nesta quinta-feira (14). A partir de agora, a fábrica é capaz de produzir medicamentos essenciais ao Sistema Único de Saúde (SUS) como  albumina,  imunoglobulina e fatores de coagulação VIII e IX

“A gente consolidou a Hemobrás como a maior fábrica da América latina nesse segmento. Esses medicamentos são produzidos a partir do sangue dos doadores. O plasma, até então, era jogado fora, incinerado. Agora não, esse plasma passa a ser captado pela Hemobrás e a gente produz aqui no Brasil medicamentos extremamente modernos. A Hemobrás opera em sua capacidade total de estrutura”, afirmou.

Nesta sexta-feira (15), o ministro ainda cumprirá agendas em unidades hospitalares do Grande Recife, retornando a Brasília ao fim do dia.

Reportagem - Lucas Arruda

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook