Pernambuco possui a maior taxa de desemprego no Brasil, segundo levantamento do IBGE
Percentual caiu em 18 das 27 unidades da federação

Foto: Reprodução/TV Globo
A taxa de desemprego no Brasil caiu em 18 das 27 unidades da federação no segundo trimestre de 2025 e permaneceu estável nas demais nove, em comparação com o trimestre anterior. O índice nacional atingiu 5,8%, o menor desde o início da série histórica em 2012. Pernambuco, no entanto, apresenta a maior taxa de desemprego no país, com 10,4%.
Outros estados com as maiores taxas de desocupação são: Bahia (9,1%) e Distrito Federal (8,7%). Por outro lado, as menores taxas ficaram com Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%).
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (15) pelo IBGE, 12 estados alcançaram, no período, o menor nível de desemprego já registrado. São eles: Amapá (6,9%), Rio Grande do Norte (7,5%), Paraíba (7%), Alagoas (7,5%), Sergipe (8,1%), Bahia (9,1%), Minas Gerais (4%), Espírito Santo (3,1%), São Paulo (5,1%), Santa Catarina (2,2%), Rio Grande do Sul (4,3%) e Mato Grosso do Sul (2,9%).
O levantamento considera pessoas com 14 anos ou mais, englobando todas as formas de ocupação — empregos formais e informais, temporários e trabalhos por conta própria. Só é classificada como desocupada a pessoa que procura ativamente por trabalho. No total, a pesquisa visita 211 mil domicílios em todo o país e no Distrito Federal.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/08/2025
Pernambuco possui a maior taxa de desemprego no Brasil, segundo levantamento do IBGE
Percentual caiu em 18 das 27 unidades da federação
- Por REDAÇÃO
- 15/08/2025
Ministro Alexandre Padilha visita CBN Recife e fala sobre programa Agora Tem Especialistas
O ministro da Saúde participou do programa Acerto de Contas, com Geraldo...
- Por REDAÇÃO
- 14/08/2025
Audiência pública debate sobre a construção da Escola de Sargentos e do Arco Metropolitano
A iniciativa debate sobre a preservação do território da APA Aldeia...
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Sudene e UFPE retomam estudos para ramal ferroviário Petrolina–Salgueiro
Projeto quer integrar o Vale do São Francisco à Transnordestina, ampliar...
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Pernambuco empossa 2.299 policiais militares para reforçar a segurança do estado
Os policiais começam a atuar a partir da próxima segunda-feira
- Por REDAÇÃO
- 09/08/2025
Licitação para modernização do Aeroporto de Caruaru será lançada, diz Governo de Pernambuco
À CBN Caruaru, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,...