Governo divulga edital para instalação e manutenção de 400 dessalinizadores no Estado
Equipamentos terão capacidade de produzir 1.600 litros de água potável por hora

Foto: Divulgação/Secom-PE
O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (10) o edital para contratar empresas de engenharia que serão responsáveis pela instalação e manutenção de aproximadamente 400 novos dessalinizadores em diversas regiões do estado.
A iniciativa faz parte do programa Águas de Pernambuco e tem como objetivo fortalecer o sistema de dessalinização, coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento. A previsão é de que, ao longo de 12 meses, sejam entregues unidades do tipo cabinado, movidas a energia solar, com capacidade de produção entre 400 e 1.600 litros de água potável por hora.
Os equipamentos serão instalados em cerca de 400 poços já perfurados e previamente identificados, localizados em 92 municípios das regiões do Agreste e do Sertão. Esses poços, cavados em áreas de rochas cristalinas, geralmente fornecem água salobra, imprópria para o consumo. A função dos dessalinizadores é justamente tornar essa água potável.
A distribuição dos equipamentos será feita em quatro lotes regionais: o primeiro atenderá os Agrestes Central, Meridional e Setentrional; o segundo abrangerá o Sertão do Moxotó e do Pajeú; o terceiro contemplará o Sertão Central e o Araripe; e o quarto lote será destinado ao Sertão do São Francisco e de Itaparica.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Delegado que atirou em ambulante em Fernando de Noronha pede retorno do cargo
Ele está afastado do cargo há pouco mais de um mês
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Voo Recife-Madri é realizado sem transtornos, após duas tentativas e troca de aeronave
A previsão é de que o avião chegue em Madri às 7h30 deste sábado
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Prisão do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto é revogada pelo STF
Segundo a decisão, as diligências realizadas pela Polícia Federal, que...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Operação São João 2025; SDS divulga esquema de segurança com foco na tecnologia
Sistema de reconhecimento facial e armas não letais serão adotados
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
TJPE condena mulher a pagar R$ 10 mil por chamar zelador de prédio de “macaco”
Uma ofensa racista contra o homem negro também foi registrada no livro de...