Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Hortaliças lideram quedas de preço no Ceasa do Recife em agosto

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Alface, batata, cebola e cenoura tiveram variação negativa, segundo pesquisa realizada pela Conab na capital pernambucana e em outras dez cidades brasileiras.

Alface, batata, cebola e cenoura tiveram variação negativa, segundo pesquisa realizada pela Conab na capital pernambucana e em outras dez cidades brasileiras.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

29/09/2023
    Compartilhe:

Os preços das hortaliças na Central de Abastecimento (Ceasa) de Recife tiveram uma queda expressiva no período de julho a agosto. Entre elas, a alface liderou essa diminuição, com uma redução de 70,53%, seguida pela batata (-18,23%), cebola com (-18,26%), e cenoura (-15,84%), todas com variações negativas, superiores a 15%.

De acordo com o Boletim do Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), das cinco hortaliças estudadas, somente o tomate registrou um aumento de 8,09% no período em Recife.

No que diz respeito às frutas, a banana (-7,39%) e a laranja (-0,88%) também tiveram queda de preços de julho a agosto, enquanto a maçã (5,03%), mamão (18,16%) e melancia (7,67%) registraram aumentos nos preços.

No âmbito nacional, considerando uma média ponderada de 11 centrais de abastecimento em todo o país, a alface, batata, cebola, cenoura e tomate também apresentaram redução nos preços de julho a agosto. A batata foi a que mais se desvalorizou, com uma queda de 25,35%, devido à safra de inverno robusta, mantendo a oferta elevada. A alface continuou a ser acessível, com uma queda de 19,61%, apesar de um aumento na comercialização. Cenoura, cebola e tomate também tiveram quedas, embora menos acentuadas.

Essas flutuações de preços estão relacionadas à oferta e à demanda, bem como às condições climáticas em diversas regiões do país, conforme apontado pelo Boletim Prohort da Conab, que coleta dados em várias Centrais de Abastecimento pelo Brasil.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook