Hospitais da rede estadual de saúde terão sistema de videomonitoramento
As quase 900 câmeras serão instaladas a partir desta segunda-feira (14)

Foto: Divulgação/SES-PE
A Secretaria Estadual de Saúde dará início a implatação de um sistema de videomonitoramento nos hospitais a partir da próxima segunda-feira (14), e por isso, todas as pessoas que entrarem nas unidades precisarão realizar um cadastro prévio para autorização de acesso. O monitoramento das imagens será feito pela empresa Teltex Tecnologia, e segundo a gestão estadual, e conta com investimento de R$ 15 milhões.
De acordo com a secretaria, o objetivo é ampliar a segurança nos hospitais, garantindo proteção a pacientes, acompanhantes, profissionais e do próprio patrimônio público. As primeiras unidades a receber o sistema serão:
Recife: Restauração, Getúlio Vargas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas e Geral de Areias; além da sede da SES-PE, no bairro do Bongi, do anexo (antiga Faculdade Nova Roma), e da sede da Boa Vista (antiga Fusam).
Caruaru: Regional do Agreste
Nesses locais, cerca de 890 câmeras serão instaladas nas entradas e em áreas estratégicas, monitoradas por 24h. Também serão instaladas catracas eletrônicas e cancelas veiculares. A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, detalha as metas do projeto.
“Toda essa lógica do videomonitoramento faz parte de um processo mais amplo de reestruturação das unidades. Não se trata apenas de reformar fisicamente os hospitais, mas de qualificar a gestão como um todo — melhorando os processos de trabalho e a governança dos hospitais. O videomonitoramento se soma à modernização da estrutura física para fortalecer a segurança e a eficiência dos serviços oferecidos à população”, afirma.
O sistema segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece normas para o uso e o tratamento de informações pessoais, incluindo imagens obtidas por sistemas de videomonitoramento. A utilização de câmeras em ambientes profissionais é permitida, desde que o objetivo seja claro e a privacidade dos indivíduos seja respeitada.
De acordo com o diretor de Tecnologia da SES-PE, Rodrigo Brennand, “estão previstas tecnologias como reconhecimento facial, leitura automática de placas veiculares e câmeras com padrão de alta definição. Esses recursos vão ampliar significativamente o controle de acesso, a identificação de situações atípicas e a resposta rápida a incidentes, como furtos, invasões ou episódios de desordem”, explica.
Cadastro
Durante o mês de agosto, os profissionais de saúde que atuam nas unidades contempladas serão cadastrados no sistema de videomonitoramento, utilizando dados como nome completo, CPF e cargo. Essas informações serão armazenadas no sistema de controle de acesso. Além disso, os visitantes cadastrados receberão cartões de identificação para facilitar a entrada.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/07/2025
Pernambuco amplia vacinação infantil contra meningite com novo reforço da vacina ACWY
Medida segue orientação do Ministério da Saúde e garante proteção...
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Hospitais da rede estadual de saúde terão sistema de videomonitoramento
As quase 900 câmeras serão instaladas a partir desta segunda-feira (14)
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Boletim Epidemiológico aponta redução de 65,4% nos casos de dengue em Pernambuco
Ao todo, 22.445 casos foram notificados no período divulgado pela secretaria
- Por REDAÇÃO
- 07/07/2025
Com serviços especializados, carreta da Mulher Pernambucana registra 4.300 atendimentos no estado
Ações seguem disponíveis em Bezerros, Palmares e Recife
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Pernambuco tem mais de 300 leitos pediátricos para casos de síndrome respiratória
Apesar das medidas emergenciais, 51 crianças ainda estão na fila de espera...