Será a primeira vez que o instituto irá perguntar tanto a orientação sexual, como a identidade de gênero dos brasileiros

Foto: Agência Brasil / EBC
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta semana a coleta de informações para a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023. No total, serão visitados 133 mil domicílios, nos próximos meses, em mais de 2,5 mil municípios em todo o país. Será a primeira vez que o instituto irá perguntar tanto a orientação sexual, como a identidade de gênero dos brasileiros. Os resultados têm previsão de saírem no último trimestre de 2024.
A pesquisa que é realizada em conjunto com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde reúne informações sobre avaliação do estado de saúde e satisfação com o atendimento no serviço de saúde, situações da vida familiar, como uniões, planejamento reprodutivo, filhos, realização de pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, entre outros, além de saúde e nutrição de crianças de até cinco anos e questões da vida individual de homens e mulheres.
Será a primeira vez que os entrevistados responderão com qual gênero se identificam, seja, mulher , mulher trans, homem, homem trans, travesti ou não binário. Além disso, haverá um campo "outro", no qual poderá especificar um gênero que não conste entre as opções. Os entrevistados poderão optar por não responder à questão. Já na coleta de orientação sexual, as opções dadas serão lésbica, gay, heterossexual, bissexual, outro, não sabe ou não quis responder.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...