A necessidade de ter segurança ao se deslocar em um transporte público, que na maioria das vezes é sobrecarregado, tem levado autoridades e governos a repensar ações para o segmento

Foto: Reprodução/G1
As mudanças provocadas pela pandemia de coronavírus têm impactado não apenas as relações humanas, mas também novas perspectivas para a mobilidade urbana no mundo. A necessidade de ter segurança ao se deslocar em um transporte público, que na maioria das vezes é sobrecarregado, tem levado autoridades e governos a repensar ações para o segmento.
Sem tantas pessoas e veículos nas ruas por causa da maior crise sanitária da história, o desempenho do ônibus coletivo urbano brasileiro que já vinha em queda, foi ainda mais agravado pelos impactos da Covid-19. No auge da pandemia, o setor deixou de realizar 32 milhões de viagens diariamente. No mês de Março, quando Pernambuco tinha apenas 28 casos confirmados da doença, o fluxo de passageiros caiu 45% em terminais de ônibus da Região Metropolitana e mais de 30% no metrô do Recife.
No entendimento de Otávio Cunha, presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, os governos precisam auxiliar as empresas, para que o serviço não seja paralisado. Segundo ele, é necessário garantir o acesso seguro ao transporte público, para que os usuários que possuem outras possibilidades de locomoção, como carro próprio, não optem por usá-las.
Confira mais informações na reportagem de Anderson Souza, clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...