Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Jornada sobre Cannabis Medicinal pretende desmistificar o uso curativo da planta

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Palestras pretendem romper preconceitos em torno do tema e proporcionar que mais pacientes tenham acesso ao medicamento

Palestras pretendem romper  preconceitos em torno do tema e proporcionar que mais pacientes tenham acesso ao medicamento

Foto: Aline Melo/ CBN Recife

07/12/2023
    Compartilhe:

Recife foi a cidade escolhida no Nordeste para ser realizada a 1° Jornada Regional da Cannabis Medicinal. O evento é destinado aos profissionais e estudantes de saúde que desejam aprender a prescrever o medicamento, por meio de 22 palestras que acontecerão nesta sexta-feira (8) e no sábado (9). 

Importância da Cannabis Medicinal 

De acordo com um dos idealizadores da Jornada, o Dr. Breno Luiz, a prescrição da Cannabis Medicinal não é algo que é ensinado na faculdade de medicina. Por isso, a proposta das palestras é trazer conhecimento não só aos médicos, mas também aos profissionais de saúde em geral, sobre os benefícios da Cannabis, com o objetivo de desmistificar preconceitos em torno do tema e proporcionar que mais pacientes tenham acesso ao medicamento. 

O professor de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco, o médico Hélio Mororó, afirma que entre as questões que podem ser tratadas com medicamentos à base de Cannabis, estão o autismo, o TDAH e a epilepsia. Além disso, também é possível diminuir dores fortes ocasionadas por doenças como o câncer, por exemplo. 

Nem toda maconha é medicinal 

No entanto, também é feito o alerta de que o uso inadequado da planta, popularmente conhecida como maconha, pode fazer com que a capacidade medicinal seja perdida. Nem toda Cannabis é medicinal e, por isso, a prescrição e o acompanhamento médico é essencial. 

Comissão da OAB atua em defesa do medicamento 

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) criou uma comissão em 2023 com a proposta de promover a autorização do cultivo da Cannabis Medicinal no Estado. Além disso, a comissão também atua no auxílio à população que precisa dos medicamentos, mas não tem condições de comprá-los, precisando, então, do fornecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook