Justiça absolve ex-secretário Pedro Eurico de acusações de esturpro contra ex-esposa
A decisão foi tomada pela 2ª Câmara Criminal do TJPE, nesta terça-feira (8)

Foto: Reprodução/g1 PE
A Justiça de Pernambuco absolveu o ex-secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, das acusações de estupro contra sua ex-esposa, Maria Eduarda Carvalho. O acórdão da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), nesta terça-feira (8), confirma a senteça dada anteriormente pela juíza Ana Veras, da Vara de Violência Contra a Mulher do Recife. Por unanimidade, os desembargadores Isaías Andrade Lins Neto, Mauro Alencar e Daisy Andrade Costa Pereira absolveram Pedro Eurico das acusações de estupro pelo entendimento de que não havia provas.
O ex-secretário conviveu com sua ex-esposa, Maria Eduarda Carvalho, por 25 anos. Em dezembro de 2012, a economista alegou que sofria agressões físicas e psicológicas durante o relacionamento, inclusive, com ameaças de morte. Dez boletins de ocorrência foram registrados desde o ano 2000, quando um exame de corpo de delito apontou para uma lesão provocada por instrumento contundente.
No entanto, o entendimento dos desembargadores não se refere ao processo em que o ex-secretário foi condenado por perseguição, violência psicológica e por descumprir medida protetiva contra a economista Maria Eduarda Carvalho. Por esse julgamento, Pedro Eurico foi condenado a mais de um ano de prisão.
Além de secretário de Justiça e Direitos Humanos do governo Paulo Câmara, Pedro Eurico de Barros e Silva foi vereador do Recife em 1984 e deputado estadual. No Executivo, ele desempenhou os cargos de secretário de Habitação no segundo governo Miguel Arraes e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), entre 1995 e 1996. Pedro Eurico também foi secretário da Criança e da Juventude do governo de Eduardo Campos.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Delegado que atirou em ambulante em Fernando de Noronha pede retorno do cargo
Ele está afastado do cargo há pouco mais de um mês
- Por REDAÇÃO
- 14/06/2025
Voo Recife-Madri é realizado sem transtornos, após duas tentativas e troca de aeronave
A previsão é de que o avião chegue em Madri às 7h30 deste sábado
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
Prisão do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto é revogada pelo STF
Segundo a decisão, as diligências realizadas pela Polícia Federal, que...
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
Operação São João 2025; SDS divulga esquema de segurança com foco na tecnologia
Sistema de reconhecimento facial e armas não letais serão adotados
- Por REDAÇÃO
- 12/06/2025
TJPE condena mulher a pagar R$ 10 mil por chamar zelador de prédio de “macaco”
Uma ofensa racista contra o homem negro também foi registrada no livro de...