Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Região Metropolitana

Mais um prédio-caixão é interditado no Janga, em Paulista


Por: REDAÇÃO Portal

Edifício Primavera apresenta risco estrutural grave; é vizinho do Edifício Carajás que também foi evacuado pela Defesa Civil

13/05/2025
    Compartilhe:

Edifício Primavera apresenta risco estrutural grave; é vizinho do Edifício Carajás que também foi evacuado pela Defesa Civil

Foto: Reprodução/ TV Globo

A Defesa Civil de Paulista interditou o Edifício Primavera, localizado na rua Catende, no bairro do Janga, após constatar sérios comprometimentos estruturais. A vistoria foi motivada por problemas identificados no prédio vizinho, o Edifício Carajás, que também foi interditado na sexta-feira (9). Ambos fazem parte da categoria conhecida como "prédios-caixão", construções sem vigas ou colunas, erguidas com a técnica de parede sobre parede, método associado a desabamentos em Pernambuco.

Durante a inspeção, foram encontradas rachaduras, infiltrações, afundamento do solo externo e comprometimento da caixa d’água. A Defesa Civil informou que o Edifício Primavera, com três pavimentos e seis apartamentos, apresenta risco estrutural de grau 3, o mais alto da escala, considerado muito grave. Os moradores foram orientados a evacuar o local em até 24 horas, realizando a mudança de forma gradual para evitar maiores riscos.

A situação reacende o alerta sobre os perigos dos prédios-caixão em Pernambuco. De 1977 a 2023, foram registrados 18 desabamentos desse tipo no estado, com 54 mortes. O caso mais recente foi o colapso do Edifício Kátia Melo, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, ocorrido na última terça-feira (6), sem vítimas. A Defesa Civil de Paulista deve apresentar ainda nesta semana um parecer técnico completo sobre a situação dos dois prédios interditados no Janga.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook