Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Março Lilás: vacinação contra HPV é aliada contra o câncer do colo do útero

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Quanto mais cedo se toma a vacina do HPV, mais a sua efetividade aumenta

Quanto mais cedo se toma a vacina do HPV, mais a sua efetividade aumenta

Foto: IKAMAHÃ / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE

15/03/2023
    Compartilhe:

Para o mês de março, a cor é lilás. Ela representa a campanha de conscientização sobre o câncer de colo de útero, principal causa de morte entre a  população feminina da América Latina e no Caribe, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde. 

O tumor é causado por infecções de alguns tipos de HPV, o papiloma vírus. Por isso, a vacinação contra a doença pode reduzir significativamente o risco deste tipo de câncer. No Recife, o imunizante pode ser encontrado em mais de 150 unidades de saúde, para meninos e meninas a partir de 9 e 14 anos. 

De acordo com o cirurgião oncologista do Hospital de Câncer de Pernambuco, Vandré Carneiro,  esta vacina também pode ser aplicada na população adulta, desde que estejam em condições clínicas especiais até os 45 anos - vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos. Porém, é necessário desfazer alguns mitos.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS ou CPF.

Vale ressaltar que o imunizante não trata as infecções causadas pelo vírus. Então, o uso de preservativos e os cuidados nas relações sexuais não devem ser negligenciados. Quanto mais cedo se toma a vacina do HPV, mais a sua efetividade aumenta.

Ouça a matéria  da repórter Lara Sá clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook