Alerta da atividade gerou posicionamento de especialistas e ambientalistas sobre os possíveis impactos do exercício militar na fauna marinha

Foto: Reprodução/G1
Após circulação de informativo, de que a Marinha do Brasil havia agendado um exercício de tiros na Costa Pernambucana, o alerta gerou posicionamento de especialistas e ambientalistas sobre os possíveis impactos do exercício militar na fauna marinha, sobretudo, na reprodução das baleias jubartes. O exercício iria ocorrer no dia 23 de agosto, no Litoral Sul de Pernambuco, mas foi suspenso, de acordo com a Capitania do Portos de Pernambuco, que intitulou a circulação da ação como precipitada.
A notícia causou uma repercussão na sociedade civil, antes mesmo da divulgação do novo local, visto que o treinamento estava previsto primeiramente para acontecer no Arquipélago de Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo, nos dias 16 e 17 deste mês, mesmo período em que ocorre a reprodução de fragatas.
A mobilização de ambientalistas fez com que o exercício fosse suspenso, mas a Marinha alegou que o cancelamento se deu por condições climáticas impróprias. Já no caso de Pernambuco, a Capitania de Portos Pernambucana informou que a veiculação do aviso do exercício era precipitada, e que a atividade não aconteceria.
O treinamento militar seria realizado na Costa do Nordeste Brasileiro, inclusive no Litoral Sul de Pernambuco, onde de junho a novembro ocorre o período reprodutivo de baleias jubartes.
Ouça a matéria do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...