MEC autoriza aulas que utilizem tecnologias de informação
Medida vale inicialmente por 30 dias

Por Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição de aulas presenciais em universidades por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação. A intenção é não prejudicar cursos em andamento em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A medida vale, inicialmente, por 30 dias, podendo ser prorrogável, dependendo das orientações do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais, municipais e distrital.
A portaria com as orientações foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União. As regras valem para as instituição de educação superior integrantes do sistema federal de ensino.
O sistema federal é composto pelas universidades federais, pelos institutos federais, pelo Colégio Pedro II, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Instituto Benjamin Constant (IBC) e pelas universidades e faculdades privadas.
De acordo com a portaria, as regras não valem para cursos de medicina e práticas profissionais de estágios e de laboratório dos demais cursos, que seguem com as aulas presenciais.
As instituições de ensino superior que optarem pela substituição de aulas terão 15 dias para comunicar o MEC. Caberá a elas definir quais disciplinas serão ofertadas nessa modalidade. Além disso, deverão disponibilizar ferramentas aos alunos que permitam que eles acompanhem os conteúdos ofertados. Deverão ainda definir as avaliações que serão feitas durante esse período de aulas remotas.
A portaria esclarece que as instituições não serão obrigadas a ofertar aulas remotas e poderão optar por suspender as atividades acadêmicas presenciais. Caso isso seja feito, as aulas deverão ser integralmente repostas posteriormente. Outra possibilidade é alterar o calendário de férias.
Segundo o MEC, o objetivo é manter a rotina de estudos dos alunos. A pasta diz ainda que disponibilizará salas virtuais para institutos e universidades federais.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
UFPE oferece 154 vagas para cursos de especialização à distância; Confira como se inscrever
Seleção será dividida em três grupos específicos
- Por REDAÇÃO
- 29/04/2025
Prefeitura do Recife oferece 318 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional; Confira como se inscrever
Aulas com início previsto para o dia 5 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Olimpíada Pernambucana de Informática 2025 abre inscrições para estudantes do ensino médio
Prazo segue até o dia 17 de maio
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Governo de Pernambuco assina início das obras no Liceu de Artes e Ofícios nesta segunda
A obra vai contar com um investimento de mais de R$ 23 milhões
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
Estudo analisou desempenho de alunos em matemática e português
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Prazo para solicitação de isenção de taxa do Enem 2025 é prorrogado
Estudantes têm até o dia 2 de maio para pedir isenção e justificar...