Especialista sugere alimentação rica em fibra e carboidrato para maior absorção de nutrientes antes da folia, com o objetivo de evitar comidas de rua

Faltam poucos dias para o carnaval, uma das festas mais esperadas do longo do ano, que reúne milhares de foliões pelas ruas do Recife e de Olinda. Este ano, a expectativa do público no estado passa dos três milhões de foliões nos 4 dias de celebração intensa. Apesar de ser uma época de muita euforia, é importante não deixar de lado os cuidados com a saúde. A aglomeração, má alimentação e hidratação, pouco descanso, além do esforço físico, são aspectos cruciais para o adoecimento.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, a médica, Isabel Oliveira, destacou que os cuidados antes de iniciar a maratona de carnaval são cruciais, como manter uma alimentação balanceada, rica em fibras, minerais, antioxidantes e vitaminas. “O conjunto dessas coisas, com a prática de exercício físico regular, já vai fazer você entrar na folia com a sua saúde em dia”, aponta a especialista.
Nos dias de folia, que costumam ser longos e desgastantes, Isabel sugeriu que os foliões alternem um dia de folia com o outro para dar um descanso para o corpo. No entanto, para quem for brincar todos os dias, sem pausa, é fundamental manter o número mínimo de horas de repouso noturno, além da hidratação de, no mínimo, dois litros de água, principalmente para quem vai ingerir bebida alcóolica. “Antes de ir pro carnaval, fazer uma alimentação bem rica em fibra e carboidrato, que tenha longa absorção de proteínas para que você esteja bem nutrido e não precise comer tanta coisa no meio da rua, essas comidas que são mal acondicionadas, acabam favorecendo as doenças físicas do carnaval”, afirma a médica.
Confira outras informações na entrevista completa com Isabel Oliveira, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2025
Fiocruz alerta para aumento de hospitalizações por Influenza A no Brasil
Distrito Federal e 13 estados registram crescimento de casos de Síndrome...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2025
Vacina contra herpes-zóster deve ser incorporada ao SUS até 2026, diz Ministério da Saúde
Atualmente disponível apenas na rede privada, imunizante pode custar até R$...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Enfermagem do Recife aprova estado de greve após impasse com a Prefeitura
Categoria rejeita proposta de reajuste salarial de 1,5% e cobra valorização...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
SES-PE reforça vacinação na rede estadual direcionada a estudantes menores de 15 anos
Ação acontece na última semana letiva de cada mês desde 2023
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Recife oferece programação esportiva e serviços de saúde gratuitos em Boa Viagem
O evento ocorrerá neste domingo (27), de forma gratuita e para todas as...
- Por REDAÇÃO
- 24/04/2025
Pernambuco confirma dois óbitos por dengue em 2025; outras 14 mortes são investigadas
Com baixa incidência, o estado soma 11 mil casos notificados da doença