Ministro das Comunicações afirma que Pernambuco será priorizado no programa Escolas Conectadas
À CBN Recife, Frederico Filho comentou sobre os dados do Indicador Criança Alfabetizada, do MEC

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou à CBN Recife, nesta quinta-feira (24), que Pernambuco será uma prioridade do programa Escolas Conectadas, diante do dado apresentado pelo Indicador Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), que mostrou que 51 dos 184 municípios não atingiram a meta de alfabetização estabelecida em 2024. A declaração foi dada durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Nós vamos, com certeza, priorizar a conectividade nessas escolas por entender que hoje, com o mundo conectado, os conteúdos educacionais utilizados de forma correta contribuem para a melhoria nos indicadores de alfabetização no Brasil. É isso que nós estamos conversando com o ministro (da Educação) Camilo (Santana através da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (ENEC), que em 2023 definiu as diretrizes técnicas, parâmetros de velocidade e conteúdos educacionais para que essas escolas sejam beneficiadas”, pontuou.
Apesar de o percentual de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas que sabem ler e escrever (60,79%), em Pernambuco, ser superior à média nacional (59,2%), o estado não conseguiu alcançar a meta estipulada, que era de 62,4%. Entre os 51 municípios que não alcançaram o percentual esperado está a capital pernambucana (54%), que também apresentou queda nos resultados em relação ao ano passado (62,4%).
Para o ministro das Comunicações, o programa Escolas Conectadas, que já levou internet a mais de 73 mil escolas públicas de educação básica no país, pode ser um importante aliado das secretarias estaduais e municipais - em paralelo ao programa “Computadores para Inclusão”.
“Além da conectividade propriamente dita, o Ministério das Comunicações atua com um programa de recondicionamento de computadores, através de doações de entidades públicas e privadas. E esses computadores, depois de estarem formatados, voltam para comunidade, para laboratórios de informática, para associações comunitárias. Dessa forma, o Ministério das Comunicações está contribuindo com a inclusão digital e com o desenvolvimento social do nosso país. E Pernambuco tem nossa total prioridade”, declarou.
Em Pernambuco, o Indicador da Criança Alfabetizada, do MEC, apontou que apenas Carnaubeira da Penha, no Sertão, tem todos os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com domínio da leitura e da escrita. Em contrapartida, em Catende, no Agreste, apenas 21,83% das crianças estão alfabetizadas.
Reportagem - Lucas Arruda
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Ministro das Comunicações afirma que Pernambuco será priorizado no programa Escolas Conectadas
À CBN Recife, Frederico Filho comentou sobre os dados do Indicador Criança...
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Universidades de Pernambuco inovam com oferta de graduações em Inteligência Artificial
UFPE, Unicap e Uninassau reforçam importância da formação em IA
- Por REDAÇÃO
- 13/06/2025
REC’n’Play abre inscrições gratuitas para a edição de 2025; confira
O evento vai acontecer entre os dias 15 e 19 de outubro
- Por REDAÇÃO
- 30/05/2025
ATI promove lançamento do Catálogo de Soluções de Governo Digital; confira como acessar
Avanços em cibersegurança estão entre os principais destaques
- Por REDAÇÃO
- 19/05/2025
Convenção do Orgulho Nerd de Pernambuco chega à 13ª edição em Paulista, no Grande Recife
Com entrada gratuita, evento celebra a cultura geek e pop entre os dias 23 e...
- Por REDAÇÃO
- 28/04/2025
Inscrições para curso de extensão sobre IA e automação industrial na UFPE terminam nesta quarta
Projeto acontece em parceria com a Accenture Recife, que também promove um...