Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Moradores da Zona Norte do Recife são contra empreendimento em construção no local


Por: REDAÇÃO Portal

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, pede a suspensão de licença do prédio comércial

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, pede a suspensão de licença do prédio comércial

Foto: Reprodução TV Globo

12/07/2020
    Compartilhe:

Moradores do bairro do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, se manifestaram contra a implantação de um grande prédio comercial na Avenida Dezessete de Agosto. No local, a prefeitura da capital deu uma licença prévia para a construção de uma loja do Atacado dos Presentes com dois subsolos e três andares

A liberação não agrada alguns moradores, que começaram uma campanha nas redes sociais contra o empreendimento. O prédio da loja é um vizinho gigante que eles não querem ter. O local tem mais de 12 mil metros quadrados. Na área, um portão simples esconde o que parece ser mais um terreno vazio. 

O terreno fica no limite entre os bairros de Casa Forte e Poço da Panela, numa área em que ficam a Igreja Nossa Senhora da Saúde e construções históricas, erguidas no entorno do Rio Capibaribe, no fim do século 18.

Na mesma via, está a sede da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), do Ministério da Educação (MEC), entre as funções a preservação da história e da cultura. Próximo ao local, também está o Museu do Homem do Nordeste, além de bibliotecas, galerias, salas de exposição e espaços de estudo e pesquisa.

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, também é contra a construção de um empreendimento comercial tão grande no local e pediu à prefeitura para suspender a licença de construção.

No terreno, já funcionou a Casa de Saúde São José, que também foi abrigada em um prédio antigo. Em 2009, o prédio foi demolido para dar lugar a um grande supermercado, mas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi contra a demolição e a Justiça condenou a prefeitura a pagar multa de R$ 1,5 milhão por ter permitido a derrubada do prédio. Por causa disso, a obra não avançou.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook