Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Acontece

Nazaré da Mata inicia procedimento de exumação de vítimas da Covid-19


Por: REDAÇÃO Portal

Prefeitura afirma que, entre 2020 e 2025, 93 moradores do município perdem a vida em decorrência da doença

07/08/2025
    Compartilhe:

Prefeitura afirma que, entre 2020 e 2025, 93 moradores do município perdem a vida em decorrência da doença

Foto: Divulgação/PMNM

A Prefeitura de Nazaré da Mata, localizada na Zona da Mata Norte de Pernambuco, deu início ao processo de exumação de pessoas que faleceram em decorrência da Covid-19 e foram sepultadas no Cemitério São Sebastião, situado na Rua Coronel Luiz Inácio, nas imediações do Estádio Municipal.

Conforme informado pela administração municipal, entre março de 2020 e abril de 2025, 93 moradores do município perderam a vida em decorrência da doença. Familiares ou responsáveis pelos sepultados devem procurar a administração do cemitério, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, para dar andamento ao processo de transferência para jazigos da família, ossuários ou outros locais apropriados.

O procedimento segue as orientações estabelecidas pela Nota Técnica nº 23/2023, do Ministério da Saúde, que determina prazos mínimos e medidas de segurança para a exumação de vítimas da Covid-19. De acordo com a norma, o corpo só pode ser exumado após três anos da data do falecimento, no caso de adultos, e após dois anos para crianças de até seis anos. No entanto, há exceções, como reformas no cemitério, que permitem a retirada após 60 dias, além de casos autorizados judicialmente ou pela vigilância sanitária, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias.

A prefeitura informou ainda que as exumações estão sendo feitas por profissionais capacitados, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) completos, como macacões impermeáveis, máscaras de alta filtragem, luvas duplas, óculos de proteção e botas.

Os restos mortais são manuseados com cuidado, acondicionados em sacos apropriados e devidamente identificados.

Técnicos da vigilância sanitária municipal acompanham todo o procedimento para garantir o cumprimento das normas e a segurança biológica. Após a retirada dos restos, o local será higienizado e desinfetado, e os ossos encaminhados para o destino definido pela família.

A iniciativa é realizada de forma conjunta pelas secretarias municipais de Saúde, Obras e Vigilância Sanitária, com o objetivo de garantir a segurança do processo e contribuir para a reestruturação do cemitério.

Not��cias Relacionadas

Comente com o Facebook