Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

No Brasil, 46% das casas têm problemas de saneamento, segundo levantamento

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Foto: Reprodução/Agência Brasil

17/11/2023
    Compartilhe:

Um levantamento desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil, feito com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continuada Anual (PNADCA) de 2022, revelou que 46,2% das moradias brasileiras contam com algum tipo de problema ou privação no saneamento. 

Para a coleta de dados, a pesquisa analisou os cinco tipos de privação - acesso à rede geral, frequência insuficiente de recebimento de água, falta de reservatório, ausência de banheiro, e falta de coleta de esgoto. 

Os estados com a maior população afetada pela falta de acesso geral de água são o Pará  (3,9 milhões de pessoas), Minas Gerais (2,3 milhões), Bahia (2,1 milhões), Pernambuco (1,8 milhão) e Rio de Janeiro (1,7 milhão). Os dados também mostram a população mais afetada pelo problema: indígenas (18,9%); seguido de pardos (15,9%) e pretos (11,1%).

Quando se fala em abastecimento irregular de água, Pernambuco é o estado mais afetado, com 6,3 milhões. Em seguida, Bahia (5,6 milhões), Pará (4,6 milhões), Rio de Janeiro (4,5 milhões), Minas Gerais (3,8 milhões) e São Paulo (3,3 milhões). Dentro dessa categoria, 17,9% da população branca é afetada pelo problema; 24,3% da preta; 20,4% da amarela; 29,5% da parda; e 32,5% da indígena.

Para o secretário de recursos hídricos e saneamento de Pernambuco, Almir Cirilo, os desafios para o abastecimento de água no Estado se devem às questões ambientais e de investimento, mas que projetos já estão sendo desenvolvidos para buscar recursos.

Vale ressaltar que a situação das moradias brasileiras afeta diretamente a saúde da população, pois colaboram para a incidência de doenças em crianças, jovens e adultos.

Ouça as informações com a repórter Lara Sá clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook