Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

No Recife, festa de Nossa Senhora da Conceição será marcada por série de restrições

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os detalhes do projeto foram repassados nesta segunda-feira (16).

Os detalhes do projeto foram repassados nesta segunda-feira (16).

Foto: Roberta Rêgo/ G1

16/11/2020
    Compartilhe:

Uma das maiores celebrações católicas de Pernambuco vai acontecer de um jeito diferente este ano. A festa dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no Recife, teve que se adequar ao novo normal, por causa da pandemia da Covid 19. Dessa vez, a festa do morro, que acontece entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro, não terá procissões, romarias, confissões, atendimentos individuais  e programação cultural.

As visitas ao santuário, situado na zona norte da capital pernambucana, também serão controladas, para evitar aglomerações e assim dificultar a disseminação do novo coronavírus. As cerimônias de abertura e encerramento, foram canceladas em 2020. Os detalhes do projeto foram repassados nesta segunda-feira (16).

Outra mudança importante vai ocorrer nos velários. Quem quiser acender velas para a santa vai ter que entregá-las para voluntários que farão o acendimento e as colocarão no espaço reservado. O tempo aos pés da imagem também foi reduzido.  

As paróquias de Olinda e Recife  já começaram a receber ofícios solicitando a não realização de romarias no período da festa. A orientação dessa vez, é que as pessoas permaneçam em casa e acompanhem as missas e homenagens pela internet e na TV aberta. Serão cinco celebrações por dia, com intervalo de três horas entre uma e outra.

Mas o fiel que preferir acompanhar as missas no santuário terá que seguir as regras sanitárias e limitações impostas. Só poderá ter 30% da capacidade do templo a cada missa, o que corresponde a 240 pessoas. Na parte de fora haverá telões e bancos, que podem comportar até 420 pessoas, com distanciamento social.

A edição de número 116 da Festa de Nossa senhora da Conceição traz como tema: Maria, Modelo Eucarístico e mãe da esperança. Ao todo, vão ser celebradas 63 missas, número menor que no evento do ano passado, quando ocorreram 72 nos 11 dias de festa. 

Confira as informações com o repórter, Samuel Santos, no play disponível acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook