O presidente, Jair Bolsonaro, autorizou o ministro da Economia, Paulo Guedes, a tentar articular a criação do projeto que funcionaria como um imposto sobre as transações digitais

Foto: Reprodução/G1
O presidente, Jair Bolsonaro, autorizou o ministro da Economia, Paulo Guedes, a tentar articular a criação de uma “nova CPMF” no Congresso Nacional. O projeto funcionaria como um imposto sobre as transações digitais e movimentações financeiras, semelhante ao que foi extinto pelo Congresso em 2007. O chefe do executivo avalizou a proposta diante do cenário atual, com os gastos em alta e a arrecadação em queda.
No entanto, a nova CPMF deve encontrar resistência na bancada federal de Pernambuco, na Câmara dos Deputados e, talvez, até no Senado. Durante entrevista ao programa CBN Recife, o economista, Jorge Jatobá, ressaltou que, por trás dessa obstinação pela criação de um imposto sobre transações eletrônicas, existe a intenção de exonerar a folha de pagamentos. “Eles consideram que esses desencargos sociais, que incidem sobre a geração de emprego, tornam o custo de gerar um emprego muito alto. Isso desestimula, portanto, a geração de novas formas de trabalho”, afirma o economista.
Confira outras informações na entrevista completa com Jorge Jatobá, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
Desemprego recua para 6,2% em maio, o menor para o período desde 2012
Número de trabalhadores com carteira atinge recorde, diz IBGE
- Por REDAÇÃO
- 27/06/2025
BC: Juros do cartão de crédito sobem a 449,9% ao ano
Cheque especial e consignados reduzem percentuais cobrados
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 40 milhões, nesta quinta-feira
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Rio São Francisco vai ganhar nova hidrovia para o transporte de cargas
A expectativa é de movimentar cinco milhões de toneladas
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
ANS limita a 6,06% reajuste de planos individuais e familiares
Estimativa é de que 8,6 milhões de beneficiários sejam impactados
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Mercado prevê inflação de 5,24% e PIB de 2,21 em 2025
Focus projeta desvalorização do dólar, que fecharia o ano em R$ 5,72