Decisão do Ministério da Justiça é definida com critério de altos índices de criminalidade, especialmente de homicídios

Foto: Reprodução/G1
O envio de tropas da Força Nacional de Segurança Pública vai chegar para Pernambuco e estados do Espírito Santo, Goiás, Pará e Paraná. A decisão publicada no "Diário Oficial da União" tem a portaria assinada pelo ministro da Justiça, André Luiz Mendonça.
Conforme a portaria, o envio das tropas integra o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, lançado no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro e na época o ministro da Justiça, Sergio Moro, para tentar combater crimes violentos.
A portaria publicada no "Diário Oficial" define que o "foco" das tropas da Força Nacional será a atuação nesses Estado e o contingente a ser disponibilizado vai obedecer ao planejamento definido pela Ministério de Justiça e Segurança Pública
Em maio do ano passado, o governo federal informou que enviaria as tropas para as cincos cidades definidas na portaria desta quinta-feira em razão dos "altos índices de criminalidade, especialmente de homicídios". Na ocasião, o então ministro Sérgio Moro informou que, "se o projeto for bem sucedido, vai ser expandido para outros municípios".
Confira as informações com o repórter Fernando Alvarenga, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...