Pernambuco amplia leitos pediátricos para combater doenças respiratórias
Unidades de Pronto Atendimento reforçam assistência diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças após o Carnaval

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Seguindo o Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu 25 novos leitos de sala vermelha em sete UPAs do estado. A medida visa atender a crescente demanda por internações pediátricas devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes de até 14 anos.
Os novos leitos estão distribuídos nas UPAs de Nova Descoberta, Caxangá, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Engenho Velho, Paulista e Torrões. Cada leito conta com suporte avançado, como respirador, monitor de sinais vitais e bomba de infusão, além da contratação temporária de pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem para reforçar o atendimento.
O aumento na demanda já é evidente. Nos primeiros dez dias de março, as quatro UPAs que já possuem leitos ativados registraram mais de 1.800 atendimentos pediátricos. O reforço busca evitar a sobrecarga das UTIs infantis e garantir o suporte necessário durante o período sazonal, que ocorre entre março e agosto.
De acordo com o diretor superintendente da Fundação Manoel da Silva Almeida, Luiz Alberto Araújo, a ampliação dos leitos fortalece a retaguarda dos hospitais pediátricos e é essencial para enfrentar o pico das doenças respiratórias, comum nessa época do ano devido ao clima, umidade e maior exposição das crianças a ambientes fechados.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/04/2025
Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
Painel de Monitoramento das Arboviroses também aponta 668 mortes confirmadas...
- Por REDAÇÃO
- 15/04/2025
Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra chikungunya ao SUS
Vacina foi desenvolvida pelos laboratórios Valneva e Butantan
- Por REDAÇÃO
- 14/04/2025
Fiocruz convoca voluntários que tomaram placebo para receber vacina contra dengue
Os testes começam a partir do dia 17 de abril, após avaliação dos...
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Escolas terão campanha de vacinação entre 14 e 25 de abril
Programa Saúde na Escola pretende imunizar 27,8 milhões de estudantes
- Por REDAÇÃO
- 11/04/2025
Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital
Plataforma permite acompanhar dados e orientações em saúde