Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco é o 3º do país na imunização contra Influenza


Por: REDAÇÃO Portal

Apesar da boa colocação, a SES-PE reforça a necessidade de manter as coberturas diante da proximidade do período favorável para vírus respiratórios

Apesar da boa colocação, a SES-PE reforça a necessidade de manter as coberturas diante da proximidade do período favorável para vírus respiratórios

Foto: Maíra Arrais

17/01/2024
    Compartilhe:

Um levantamento do Ministério da Saúde apontou que Pernambuco ocupa o 2º lugar no Nordeste e o 3º lugar no Brasil entre as maiores coberturas vacinais dos grupos prioritários para proteção contra a Influenza. Até o último mês de outubro, o Estado atingiu a cobertura de 79,09%, ficando atrás apenas do Amapá (99,26%) e Paraíba (93,45%). 

Apesar da boa colocação de Pernambuco no cenário nacional, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça a necessidade de manter as coberturas diante da proximidade do período favorável para vírus respiratórios, como a influenza, entre fevereiro e julho. 

Entre os grupos com maiores percentuais de cobertura estão povos indígenas (105,03% - 39.842 doses aplicadas), professores (96,13% - 98.685 doses aplicadas), gestantes 83,03% - 78.482 doses aplicadas), trabalhadores de saúde 76,96% - 199.607 doses aplicadas), idosos 79,30% - 1.026.398 doses aplicadas) e crianças (76,18% - 620.532 doses aplicadas). No Estado, 78 municípios atingiram a meta de 90% de cobertura vacinal.

Para a Secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, as vacinas salvam vidas e evitam o agravamento de doenças, especificamente, a vacina contra influenza, evita os casos graves de gripe e necessidade de UTIs. “No ano passado leitos foram abertos por conta dos casos bronquiolite, na pediatria, e para reduzir os riscos individuais e coletivos, precisamos manter a vacinação em dia. A vacina de influenza é de graça e está disponível nas salas de vacina de todo o Estado.”, reforça.

“Os municípios pernambucanos possuem em seus estoques o imunizante, então, caso ainda não tenha tomado a vacina, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência e se imunize-se”, destaca a superintendente de Imunizações do Estado, Jeane Tavares. O Estado é responsável por enviar as vacinas para os municípios que são responsáveis pela execução da vacinação.

A vacina contra a influenza é disponibilizada à população por meio da estratégia de campanha, que acontece anualmente em todo o país. Em 2023, a Campanha Nacional aconteceu entre os meses de abril e maio e em Pernambuco, a ação foi prorrogada até o final de junho. Para 2024, o Ministério da Saúde ainda não anunciou como será a mobilização nacional. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook