Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco realizou 360 transplantes entre janeiro e setembro deste ano

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Com a tendência de aumento de doadores, a expectativa é finalizar 2023 com recorde inédito

06/10/2023
    Compartilhe:

Com a tendência de aumento de doadores, a expectativa é finalizar 2023 com recorde inédito

Foto: Divulgação/Alesp

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde afirmou que o Brasil registrou, entre janeiro e setembro deste ano, 6.622 transplantes de órgãos sólidos, como coração, rim, pulmão e fígado. Desse número, 360 foram realizados em Pernambuco. 

No primeiro semestre de 2023, o Brasil contabilizou 1,9 mil doadores, o que possibilitou a realização de 4.377 transplantes de órgãos sólidos, número 16,2% maior do que em 2022. Quando somados os meses de julho e agosto de 2023, o total de doadores efetivos salta para 2.435. Com a tendência de aumento já observada até agora, a expectativa é finalizar este ano com um recorde inédito. 

O Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A rede pública de saúde fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.  

Para doação de órgãos, é fundamental que a pessoa interessada informe à família sobre a sua vontade de doar, pois somente com a autorização dos familiares a doação pode ser efetivada.

Ouça a nota da repórter Aline Melo clicando no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook