Pernambuco registra 150 casos da nova variável da dengue; entenda
O sorotipo pode causar sintomas como febre associada a dor de cabeça, manchas na pele, dores no corpo, dores atrás dos olhos, náuseas e vômitos

Foto: Banco de imagens/via G1
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nos primeiros 7 meses de 2025, mais de 150 casos da variável DENV-3 da dengue em Pernambuco. O sorotipo pode causar sintomas como febre associada a dor de cabeça, manchas na pele, dores no corpo, dores atrás dos olhos, náuseas e vômitos.
De acordo com a Diretoria Geral de Vigilância Ambiental da SES-PE, a gestão municipal está reforçando as medidas de prevenção, encaminhando aos serviços de saúde e às gestões municipais um informe técnico que destaca o monitoramento in loco das áreas com provável presença do vetor da doença.
A Secretaria ainda recomendou o reforço das medidas de prevenção, controle vetorial e atenção aos sintomas. A eliminação dos focos do Aedes aegypti é a prioridade para conter a proliferação da doença.
Em caso de manifestação de sintomas, o paciente deve procurar imediatamente um serviço de saúde. A população também deve fazer a limpeza de calhas, retirando folhas, galhos e tudo o que possa impedir o escoamento da água. Deve-se colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada, assim como eliminar entulhos do quintal. O potinho de água do animal de estimação também deve ser trocado com frequência.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
Recife sedia Congresso Pernambucano de Geriatria e Gerontologia
Evento reunirá especialistas nos dias 8 e 9 de agosto
- Por REDAÇÃO
- 07/08/2025
Pernambuco registra 150 casos da nova variável da dengue; entenda
O sorotipo pode causar sintomas como febre associada a dor de cabeça,...
- Por REDAÇÃO
- 02/08/2025
SUS realiza primeira cirurgia cardíaca teleorientada em Pernambuco
Tecnologia permite que especialistas de São Paulo orientem, em tempo real,...
- Por REDAÇÃO
- 01/08/2025
Criança é diagnosticada com meningite tipo B em Garanhuns, mas apresenta melhora
Caso raro da forma bacteriana grave da doença foi confirmado por exame;...