PF desarticula esquema de pirâmide financeira em 4 estados; busca e apreensão é realizado em Petrolina
As investigações coordenadas pela Justiça Federal de Santa Catarina, buscavam desarticular esquema ilegal de pirâmide financeira

Foto: Reprodução / PF
A Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão e nove de busca e apreensão em diferentes estados brasileiros, entre eles Pernambuco. Os municípios alvos da operação foram Petrolina, no Estado, e ainda Joinville, Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As investigações coordenadas pela Justiça Federal de Santa Catarina, buscavam desarticular esquema ilegal de pirâmide financeira.
Segundo a PF, o foco da operação é esclarecer o envolvimento de um ex-gerente bancário que anteriormente havia sido demitido por peculato e que teria arrecadado fundos de terceiros, prometendo retornos financeiros acima da média de mercado. O caso teria ocorrido entre 2019 e 2021.
Além dos mandados de busca, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 32 milhões em patrimônios dos suspeitos que lucraram com o esquema, incluindo os investidores iniciais que receberam ganhos indevidos à custa de outras pessoas. O delegado do caso, Enio Bianospino, comentou que "Centenas de pessoas foram vítimas, porque entregavam dinheiro para que esse operador fizesse aplicações financeiras na Bolsa de Valores. Essas aplicações, na maioria dos casos, não eram feitas". O principal operador desse esquema permanece foragido com um mandado de prisão preventiva pendente.
A Operação, batizada de 'Cúpidos', está investigando crimes contra o sistema financeiro nacional, a economia popular e a lavagem de dinheiro.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...