Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Prefeitura do Recife e lança programa de letramento para população em situação de rua

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O projeto está em processo de tramitação na Câmara de Vereadores do Recife

O projeto está em processo de tramitação na Câmara de Vereadores do Recife

Foto: Reprodução / G1

08/11/2023
    Compartilhe:

A Prefeitura do Recife lança o Programa Pão e Letra, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com o objetivo de aumentar a escolarização e reduzir a vulnerabilidade de pessoas em situação de rua. Atualmente, o projeto está em processo de tramitação na Câmara de Vereadores do Recife, e, após sua aprovação, concederá bolsas de estudos no valor de R$200 a R$600 aos usuários dos serviços de Assistência Social direcionados à população em situação de rua. 

A iniciativa, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), visa conceder bolsas de estudos a essa população, com ênfase naqueles que interromperam os estudos. As bolsas variam de acordo com a modalidade do programa, incluindo Iniciante, Estudante, Multiplicador e Qualificação Profissional, com critérios de elegibilidade específicos.

Segundo o Censo Pop Rua divulgado pela Prefeitura do Recife em agosto deste ano, aproximadamente 32% da população em situação de rua interrompeu sua educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com apenas 15% possuindo o Ensino Médio completo e 1% com ensino superior ou tecnológico. O censo também revela que 22% dessa população declara não saber ler ou escrever.

São previstos requisitos para participação, como o uso dos serviços municipais de assistência social e a idade mínima de 18 anos. O programa também busca incluir grupos sub-representados, como pessoas com deficiência, autodeclaradas negras e mulheres cisgênero e transgênero. As bolsas visam apoiar financeiramente esses indivíduos em sua jornada educacional e profissional, com o objetivo de melhorar suas perspectivas de vida.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook