Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Quase 50% da população brasileira é sedentária; exercícios físicos são essenciais para vida saudável

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Especialista destaca orientações para dar início à prática de exercícios

05/04/2024
    Compartilhe:

Especialista destaca orientações para dar início à prática de exercícios

Foto: Reprodução/ G1

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 1,4 bilhão de adultos estão vulneráveis a contrair doenças crônicas devido à falta de exercício, isso porque 47% dos brasileiros estão sedentários. O número é ainda mais alarmante entre os jovens, já que 84% desse grupo não praticam atividades físicas. 

Para o personal trainer e fisioterapeuta Hugo Griz, os números revelam uma epidemia silenciosa que pode causar grandes danos à saúde: “A atividade física não é uma opção, mas sim uma necessidade humana. A diminuição da prática de exercícios  pode custar caro no futuro”. Por isso, o especialista destacou orientações para começar a ter uma vida mais saudável. 

Para quem não está adaptado à prática de exercícios, o personal trainer alerta que é necessário buscar ajuda médica antes de iniciar as atividades. “É importante passar por atendimento médico e entender até que ponto o coração e o pulmão, por exemplo, suportam a atividade”. O especialista também recomenda que as primeiras práticas a serem exercidas sejam atividades prazerosas ao indivíduo, como corrida ou futebol. 

O personal destacou que algumas mudanças simples de hábito podem ser transformadoras na mobilidade do corpo, como usar mais as escadas, estacionar em uma vaga mais distante para estimular a caminhada, descer uma parada antes do ônibus ou optar por se deslocar com bicicleta. 

Os benefícios da prática de atividades físicas existem para além da aparência do corpo. Segundo o especialista, o exercício constante proporciona desde a redução do risco de doenças cardíacas, infartos e AVC até o fortalecimento do sistema imunológico, melhoria do sono e diminuição da ansiedade. 

Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook