No Recife, Lula acompanha início do atendimento a pacientes do SUS por planos de saúde
O presidente da República visitou o Hospital Ariano Suassuna nesta quinta-feira (15)

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Durante agenda no Recife, nesta quinta-feira (14), o presidente Lula acompanhou os primeiros atendimentos do programa Agora Tem Especialistas, para pacientes do SUS, por uma operadora de plano de saúde. Acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do prefeito do Recife, João Campos, Lula visitou o Hospital Ariano Suassuna, nova unidade da operadora privada Hapvida no bairro da Ilha do Leite, na região central da capital pernambucana.
De acordo com o governo federal, oito pacientes começaram, nesta semana, a fazer exames e cirurgias na unidade. O custeio dos atendimentos é feito mediante troca de dívidas de ressarcimento dos planos de saúde ao SUS, sem gerar custo adicional para a rede pública. A expectativa é de que a medida converta R$ 1,3 bilhão por ano, considerando todas as operadoras em atendimento especializado, conforme a demanda apresentada pelos estados e municípios.
O presidente Lula afirmou que o programa Agora Tem Especialistas foi uma demanda feita ao ministro Alexandre Padilha assim que ele assumiu o cargo. “Nós tínhamos uma obsessão com esse negócio do Agora Tem Especialistas. Essa conversa nós tivemos em 2012 sobre o Mais Médicos e eu falei: ‘Padilha, eu acho que o pessoal está precisando de mais especialistas do que mais médicos’”, lembrou.
Lula também conversou com uma das pacientes beneficiadas pela iniciativa do Agora Tem Especialistas, a empregada doméstica Marilete Augusto Valério Santos, de 67 anos. Marilete falou da emoção quando descobriu que a ressonância magnética para investigação de dores no quadril estava agendada. "Há três meses eu esperava esse exame. Quando disseram a data, eu respondi: ‘pode ser qualquer dia, qualquer hora!’”, contou.
Em todo país, a oferta de serviços deve atender às prioridades do Agora Tem Especialistas em seis áreas: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia e mais de 1,2 mil cirurgias. No Recife, entre os oito pacientes inicialmente atendidos estão uma criança de oito anos, cinco mulheres e dois homens entre 23 e 67 anos. Eles farão quatro procedimentos diferentes: duas cirurgias de artroplastia de quadril para colocação de próteses, duas cirurgias de vesícula, duas tomografias e duas ressonâncias magnéticas.
Após a realização dos serviços, os pacientes do SUS continuam a acessar a rede pública pela Unidade Básica de Saúde. Se necessário, eles serão encaminhados pelos estados e municípios para receberem atendimento especializado, que poderá ocorrer na rede pública ou nos hospitais das operadoras de planos de saúde, sem nenhum custo adicional.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 15/08/2025
Hemobrás inaugura fábrica em Goiana para a produção nacional de hemoderivados
A nova unidade permite que o Brasil produza até 500 mil litros de plasma...
- Por REDAÇÃO
- 15/08/2025
No Recife, Lula acompanha início do atendimento a pacientes do SUS por planos de saúde
O presidente da República visitou o Hospital Ariano Suassuna nesta...
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Pernambuco continua registrando redução nos números de casos de dengue
Novo boletim epidemiológico aponta casos inferiores a 61,2% em intervalo
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa completa 24 anos de pioneirismo; conheça
Instalado no Hospital Agamenon Magalhães, unidade acolhe vítimas de...
- Por REDAÇÃO
- 13/08/2025
“Um grande passo de soberania”, diz ministro da Saúde sobre nova fábrica da Hemobrás
Alexandre Padilha concedeu entrevista exclusiva à Rádio CBN Recife nesta...
- Por REDAÇÃO
- 12/08/2025
Família de jovem pernambucano faz apelo pela conscientização sobre doação de órgãos
O adolescente Pedro Henrique, de 17 anos, está internado em estado...