
Na ação, os criminosos enviam um documento falso alegando que o crédito ou financiamento será desbloqueado após o pagamento do IOF

Foto: Receita Federal
Foi identificado um novo tipo de golpe que está sendo aplicado em nome da Receita Federal. Trata-se de uma notificação postal falsa. No documento, é exigido um pagamento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), para desbloquear valores de empréstimo em empresas do setor financeiro. Com isso, a instituição faz alertas para que a população não caia nas mãos dos estelionatários.
Na ação, os criminosos enviam um documento falso pelos correios, alegando que o crédito ou financiamento será desbloqueado mediante o pagamento do imposto. Na correspondência constam dados bancários para depósito e uma assinatura falsa. Alguns dos sinais que a Receita Federal pontua para que se identifique o suposto golpe é que geralmente os estelionatários cometem deslizes. Deve-se ficar atento aos erros de português, informações confusas ou incorretas e orientações desencontradas. A advogada Bruna Mattos destaca as principais dicas para que a população não caia no golpe.
Se ainda assim, acontecer de ser pego pelos criminosos, a advogada Bruna Mattos explica como proceder.
É importante destacar que a Receita Federal não envia mensagens via SMS ou pelo WhatsApp. Também não envia e-mail, a menos que em resposta a demanda do próprio contribuinte. A instituição orienta que o cidadão procure imediatamente a autoridade policial caso desconfie ser vítima de um golpe.
Atenção para outros tipos de golpes envolvendo o nome da Receita Federal:
• Golpes relacionados à Restituição: fraudadores utilizam a informação “Consta um saldo residual do seu último IRPF” para atrair possíveis vítimas;
• Golpes relacionados a guia falsa do Simples Nacional para pagamento via PIX: Ao tentar realizar o pagamento via PIX o sistema aponta para uma empresa privada.
• Golpes relacionados à regularização do CPF: independentemente de sua situação no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), contribuintes recebem mensagens através de SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão com sua situação irregular junto à Receita Federal. Tais mensagens contêm links que induzem o contribuinte a recolher uma taxa falsa para a finalidade de regularização do CPF.
• “Golpes do Amor” e suas variantes: ocorrem após o envolvimento emocional das vítimas e a promessa de envio de falsos presentes e até de contrato de trabalho à distância.
Ouça e saiba mais na reportagem completa de Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 23/03/2023
Em Olinda, ex-oficial da PM de Alagoas é preso por integrar facção criminosa
Ele cursava 6º período de medicina e tem ligação com ex líder do PCC
- Por REDAÇÃO
- 23/03/2023
Polícia prende em flagrante falso fiscal da Prefeitura do Recife por pedir PIX para não aplicar multas em imóvel
O estelionatário já tinha passagem na polícia; seu comparsa está foragido
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
Após investigação policial, seis pessoas são detidas em ONG para crianças e adolescentes usada como ponto de prostituição
Os frequentadores pagavam para entrar, existia consumo de bebidas alcoólicas...
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2023
Polícia prende homem por manter idosa de 94 anos em cárcere privado por três anos em quarto de motel em Olinda
No ambiente, as condições eram insalubres, com restos de comida, lixo...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2023
MPF pede informações sobre sistema prisional no Rio Grande do Norte
O estado já recebeu reforço na segurança com a chegada de 60 policiais...
- Por REDAÇÃO
- 17/03/2023
Polícia Civil prende seis pessoas e um adolescente por tráfico de drogas e homicídios em Goiana
As investigações foram iniciadas em abril de 2022