Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Recife inicia ação com pessoas dos grupos de risco da covid-19 nesta segunda


Por: REDAÇÃO Portal

Estações Itinerantes vão distribuir kits com máscaras e informativos em diferentes bairros dos municípios, das 8h às 16h

Estações Itinerantes vão distribuir kits com máscaras e informativos em diferentes bairros dos municípios, das 8h às 16h
01/08/2020
    Compartilhe:

A partir desta segunda (3), pessoas do grupo de risco receberão ação especial com material informativo próprio e orientações específicas para o momento de reabertura das atividades

As Estações Itinerantes de Orientações sobre a Covid-19 vão chegar a novos locais nesta semana. Neste sábado (1º), o prefeito Geraldo Julio divulgou os oito bairros que vão receber as tendas de segunda (3) a sexta-feira (7), além dos locais onde haverá distribuição de máscaras e orientações de porta em porta nas comunidades mais vulneráveis e visita às casas de pessoas dos grupos de risco da covid-19. Desde o começo deste mês, a Prefeitura do Recife está distribuindo, ao todo, 300 mil máscaras. Outras 500 mil foram encomendadas a costureiras aprovadas em edital de chamamento público.

"A partir de segunda, as estações itinerantes, que já foram a mais de 50 comunidades, junto com o trabalho de porta a porta, vão estar espalhadas por todas as regiões da cidade. Nesses locais, serão distribuídas máscaras e, sobretudo, orientações. E, nesta semana, também iniciaremos um trabalho especial de prevenção com as pessoas do grupo de risco, que só devem sair de casa para trabalhar ou em caso de necessidade", disse o prefeito Geraldo Julio.

Nesta semana, as Estações Itinerantes vão funcionar, das 8h às 16h, no Polo da Academia da Cidade de Santo Amaro, na Campina do Barreto, na Praça dos Taxistas (Nova Descoberta), na Comunidade do Cardoso (Madalena), Praça Maria da Conceição (Barro), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pina), na Praça do Largo Dom Luiz (Morro da Conceição) e no Terminal de ônibus de Três Carneiros (Cohab). Os endereços estão disponíveis AQUI

A novidade desta semana é o início da ação voltada aos grupos de risco da covid-19. Como complemento ao trabalho que vem sendo realizado há mais de um mês nas Estações Itinerantes e nas ações porta a porta em comunidades do Recife com maior vulnerabilidade social, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife inicia, na manhã desta segunda, pelo bairro de San Martin, a ação de visita às casas de pessoas idosas, obesas, transplantadas, diabéticas e com outras doenças que as tornem mais suscetíveis a complicações em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

Ao longo desta semana, agentes comunitários de saúde (ACS) e demais profissionais da equipe de saúde da família levarão máscaras, panfletos e informações a outras áreas do Distrito Sanitário 5, que inclui bairros como Afogados, Mangueira e Mustardinha. Os profissionais da Sesau Recife vão intensificar as visitas domiciliares nas áreas cobertas pela estratégia de saúde da família. As orientações específicas vão compor material informativo que será distribuído para essa população de forma impressa e também em campanha de redes sociais. Para ajudar a mapear o público-alvo, serão utilizados os cadastros das equipes de saúde da família e também das informações colhidas pelos ACS durante as visitas, entre outras fontes de informação.

COMUNIDADES VULNERÁVEIS

 A Secretaria de Saúde do Recife também vai dar continuidade à distribuição de máscaras e kits de higiene, de casa em casa, em áreas de maior vulnerabilidade social da cidade. Na segunda-feira (3), a ação porta a porta será feita nas comunidades Zeppelin e Portelinha, no Jiquiá. Já na terça (4), a equipe da Sesau Recife vai até a comunidade Favela Papelão, no bairro de São José. Na quarta (5) e quinta (6), os agentes de saúde vão até a Ilha do Destino, em Boa Viagem. Ainda na quinta, também haverá ação na comunidade do Pantanal, na Cohab.

Os kits distribuídos para a população mais vulnerável contêm água sanitária, álcool em gel, sabão em barra, pasta e escova de dente. Além da distribuição dos materiais, os profissionais da Sesau Recife também identificam as pessoas com sintomas gripais para, se necessário, orientá-las a procurar unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook