Uma alta porcentagem de fraturas lombossacras ocorrem em indivíduos com idade inferior a 30 anos. Quase 60% dos pacientes têm déficits incapacitantes graves

As fraturas vertebrais da coluna torácica e lombar são normalmente associadas a traumatismos graves e, dependendo de seu tipo, podem causar danos à medula espinhal, já que a coluna funciona como uma proteção, que permite suporte do corpo e, ao mesmo tempo, a proteção com mobilidade.
O cirurgião de coluna, Rodrigo Castro, durante o programa CBN Recife, analisou as principais causas das fraturas, que são os acidentes de carro, as quedas, os ferimentos por arma de fogo ou branca e os acidentes esportivos. Além disso, ele explicou sobre o caso de lesão da medula e as melhor forma de evitar as lesões neurológicas. “Uma vez que a medula seja lesionada, dificilmente ela tem uma recuperação, mesmo com tratamento cirúrgico. Há de se entender que numa lesão da coluna, o negócio é o cirurgião de coluna operar a coluna e corrigir o defeito ósseo, outra coisa é já existir um déficit neurológico e achar que o cirurgião vai conseguir retornar essa função”, explica o médico.
Confira a entrevista completa com Rodrigo Castro no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Pernambuco tem mais de 300 leitos pediátricos para casos de síndrome respiratória
Apesar das medidas emergenciais, 51 crianças ainda estão na fila de espera...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, inaugura 12 leitos para mulheres dependentes de álcool e drogas
Internação será, preferencialmente, de curta duração
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças
Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
HR já registra 41 atendimentos em vítimas de queimaduras neste mês de junho
A maior concentração de casos de queimaduras ocorreu entre os dias 24 e 25
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Ministério da Saúde confirma que vacina contra a dengue deve estar disponível no início de 2026
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan