Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Secretaria de Saúde de Pernambuco autoriza municípios a vacinar com Pfizer quem tomou AstraZeneca na 1ª dose

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Prefeitura do Recife promove campanha de vacinação itinerante em 14 comunidades até dia 24

 Prefeitura do Recife promove campanha de vacinação itinerante em 14 comunidades até dia 24

Foto: Reprodução/G1

22/09/2021
    Compartilhe:

A ausência de estoques da vacina Astrazeneca, devido ao atraso na fabricação do imunizante por parte da Fiocruz, fez com que o governo de Pernambuco autorizasse as prefeituras utilizarem a vacina da Pfizer em pessoas que receberam Astrazeneca na primeira dose, passados 90 dias da aplicação.  

De acordo com a secretaria estadual de saúde, a mescla de vacinas é segura e eficaz, e induz sim a produção de anticorpos. A medida também foi tomada com base na previsão de recebimento de novas remessas.

O Estado espera receber um grande volume de Pfizer, mas uma quantidade menor de Astrazeneca. Atualmente, segundo o governo, o déficit do imunizante fabricado pela Fiocruz em Pernambuco é de meio milhão de doses. 

A nota técnica que autoriza os municípios a realizarem o esquema de combinação prevê o uso da Pfizer só em casos em que já venceram os 90 dias de intervalo entre primeira e segunda dose da Astrazeneca. Entre 60 e 90 dias, a orientação da secretaria é aguardar um pouco mais pelo recebimento.

As prefeituras também estão autorizadas a continuar a vacinação de adolescentes sem comorbidades.Pernambuco já tinha ignorado a orientação do Ministério da Saúde, que pediu que este grupo fosse retirado da campanha por enquanto, e agora há o respaldo da Justiça para seguir com a imunização. O Ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que a decisão de vacinar adolescentes é dos estados e municípios. O imunizante autorizado pela Anvisa para ser usado nos menores é o da Pfizer. 
Como a única forma de diminuir ao máximo a circulação do coronavírus é vacinar o maior número de pessoas, a campanha precisa acelerar ainda mais.

No Recife, segue até esta sexta-feira o esquema de vacinação itinerante em diferentes pontos da cidade. Foram escolhidas 14 comunidades onde segundo a prefeitura, as pessoas têm mais dificuldade de acesso à vacina. Nesta quarta a campanha foi realizada em pontos dos bairros do Cajueiro, Apipucos, Mangueira, Ipsep, Nova descoberta e Alto da Bela Vista. 

Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook