SES-PE abre 103 leitos de UTI e enfermaria pediátrica para tratar casos de SRAG
Das UPAs do Estado, apenas Petrolina não abriu suporte avançado

Foto: Reprodução/GSV
A fim de ampliar o atendimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) na pediatria, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou a abertura de 103 novos leitos de UTI e enfermaria no estado. Segundo a pasta, a medida reforça a estrutura já existente. Além disso, novas unidades serão abertas ao longo deste mês.
Segundo a Secretaria, todas as 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Pernambuco abriram leitos de suporte avançado - exceto a UPA Petrolina (Dr. Emanoel Alírio Brandão), por ser municipal. Confira a lista completa:
UPA Barra de Jangada – Senador Wilson Campos
UPA Cabo de Santo Agostinho – Deputado Francisco Julião
UPA Caruaru – Dr. Horácio Florêncio
UPA Caxangá – Escritor Paulo Cavalcanti
UPA Curado – Médico Fernando de Lacerda
UPA Engenho Velho – Governador Carlos Wilson
UPA Ibura – Pediatra Zilda Arns
UPA Igarassu – Honorata de Queiroz Galvão
UPA Imbiribeira – Maria Esther Souto Carvalho
UPA Nova Descoberta – Solano Trindade
UPA Olinda – Gregório Lourenço de Menezes
UPA Paulista – Geraldo Pinho Alves
UPA São Lourenço da Mata – Professor Fernando Figueira
UPA Torrões – Dulce Sampaio
Ainda de acordo com a SES, também foram abertos leitos na Maternidade Alcides Cursino, Hospital Regional Dr. Silvio Magalhães, Hospital João Murilo e Hospital Regional Materno Infantil Dom Malan.
Atualmente, a taxa de ocupação hospitalar está em 75%, sem registros de filas de espera. Até o momento, já foram contabilizados 165 casos de Srag em crianças de até um ano em 2025.
"Com a experiência adquirida nos últimos dois anos e uma rede mais organizada e fortalecida pelo Governo do Estado, conseguimos disponibilizar esses leitos logo no início do período sazonal. Essa medida agiliza tanto o atendimento quanto a alta dos pacientes, otimizando a ocupação dos leitos e garantindo uma assistência de qualidade. Vale ressaltar que os leitos de suporte avançado das UPAs também estão em funcionamento, e reforçamos o quadro de profissionais nesses serviços", afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
O Plano de Contingência também envolve outras ações que são debatidas semanalmente pelo grupo de trabalho da SES-PE. Para ampliar as equipes médicas nos hospitais, a Secretaria já convocou 14 pediatras e quatro intensivistas, além de médicos neonatologistas e pediatras que serão chamados por meio de um processo seletivo simplificado, cujas inscrições começam nesta quinta-feira (20).
Como parte da abordagem interdisciplinar do Plano de Contingência, a SES-PE apresentou, nesta quarta-feira, os primeiros dados da Teleinterconsulta de Pediatria, serviço que entrou em operação no dia 10 de março, com mais de um mês de antecipação em relação ao ano passado. Até o momento, já foram realizadas 40 consultas on-line, nas quais médicos da Central de Regulação do Estado discutem os melhores encaminhamentos para pacientes pediátricos com Srag.
O serviço de Teleinterconsulta funciona diariamente, das 9h às 21h, e conta com médicos pediatras da rede estadual disponíveis para esclarecer dúvidas e oferecer suporte clínico sobre doenças respiratórias em crianças. Profissionais de saúde de qualquer município de Pernambuco podem acionar a Central pelo telefone 0800 281 3555 e receber assistência de outro médico para a condução do caso.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Pernambuco tem mais de 300 leitos pediátricos para casos de síndrome respiratória
Apesar das medidas emergenciais, 51 crianças ainda estão na fila de espera...
- Por REDAÇÃO
- 02/07/2025
Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, inaugura 12 leitos para mulheres dependentes de álcool e drogas
Internação será, preferencialmente, de curta duração
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Saúde amplia proteção contra meningite com nova vacina para crianças
Reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que...
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
HR já registra 41 atendimentos em vítimas de queimaduras neste mês de junho
A maior concentração de casos de queimaduras ocorreu entre os dias 24 e 25
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Ministério da Saúde confirma que vacina contra a dengue deve estar disponível no início de 2026
Imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan