Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Setembro lilás: mês de conscientização sobre a doença de Alzheimer


Por: REDAÇÃO Portal

Estudos científicos internacionais alertam para um aumento no número de pessoas diagnosticadas em 2050, chegando a 139 milhões mundialmente

08/09/2023
    Compartilhe:

Estudos científicos internacionais alertam para um aumento no número de pessoas diagnosticadas em 2050, chegando a 139 milhões mundialmente

Foto: Divulgação

A doença de Alzheimer, atualmente, é uma das formas mais comuns que causam a demência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por 60% a 70% dos casos. No Brasil, estima-se que 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer. 

De acordo com Andréa Negreiros, especialista em Ginástica para o cérebro do SUPERA, existem os casos de Alzheimer genético ou mesmo por estilo de vida.

A doença é dividida em três fases, a inicial, moderada e avançada e a cada fase, os sintomas vão se intensificando até que o idoso necessite de acompanhamento constante. Andréa Negreiros explica como é feito o diagnóstico da doença de Alzheimer.

O Alzheimer ainda não tem cura, no entanto, segundo Andréa Negreiros é possível retardar a doença.

O mês de setembro é marcado com a iniciativa de transmitir conhecimento e aumentar a conscientização sobre o Alzheimer. A campanha do setembro lilás tem o objetivo de trazer conhecimento para a população sobre a doença, que baseado em estudos científicos internacionais, alertam para um aumento no número de pessoas diagnosticadas em 2050, chegando a 139 milhões mundialmente.

Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook