Setembro lilás: mês de conscientização sobre a doença de Alzheimer
Estudos científicos internacionais alertam para um aumento no número de pessoas diagnosticadas em 2050, chegando a 139 milhões mundialmente

Foto: Divulgação
A doença de Alzheimer, atualmente, é uma das formas mais comuns que causam a demência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por 60% a 70% dos casos. No Brasil, estima-se que 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer.
De acordo com Andréa Negreiros, especialista em Ginástica para o cérebro do SUPERA, existem os casos de Alzheimer genético ou mesmo por estilo de vida.
A doença é dividida em três fases, a inicial, moderada e avançada e a cada fase, os sintomas vão se intensificando até que o idoso necessite de acompanhamento constante. Andréa Negreiros explica como é feito o diagnóstico da doença de Alzheimer.
O Alzheimer ainda não tem cura, no entanto, segundo Andréa Negreiros é possível retardar a doença.
O mês de setembro é marcado com a iniciativa de transmitir conhecimento e aumentar a conscientização sobre o Alzheimer. A campanha do setembro lilás tem o objetivo de trazer conhecimento para a população sobre a doença, que baseado em estudos científicos internacionais, alertam para um aumento no número de pessoas diagnosticadas em 2050, chegando a 139 milhões mundialmente.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/02/2025
Campanha #VádeLenço mobiliza redes sociais pela prevenção do câncer
A iniciativa, convida a sociedade a adotar hábitos saudáveis e apoiar...
- Por REDAÇÃO
- 01/02/2025
Pernambuco registra primeira morte por Covid-19 em 2025
A vítima é um idoso de 84 anos, natural de Nazaré da Mata
- Por REDAÇÃO
- 31/01/2025
Secretaria de Saúde do Recife reforça ações de prevenção contra ISTs antes do Carnaval
A estratégia é ampliar o horário de atuação do “PrEPara a...
- Por REDAÇÃO
- 31/01/2025
Pernambuco abre licitação para reformas no Hospital Otávio de Freitas, no Recife
A entrega das propostas deve ser feita até 19 de fevereiro
- Por REDAÇÃO
- 24/01/2025
Pernambuco registra aumento de casos de síndrome respiratória grave, segundo Fiocruz
Recomendação é manter a vacinação em dia