Chefe do Laboratório de Estudo Moleculares e Terapia Experimental (LEMTE) do Departamento de Genética da instituição destaca que a dose deve ser testada em ensaio pré-clínico no final do primeiro semestre de 2021

Foto: Reprodução/G1
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Laboratório de Estudo Moleculares e Terapia Experimental (LEMTE) do Departamento de Genética da instituição, está desenvolvendo uma vacina contra a Covid-19, com fungos usados em pães e cervejas. A instituição é a primeira do Nordeste a trabalhar na criação de um imunizante contra o novo coronavírus. Aproximadamente R$ 550 mil estão sendo investidos nos estudos iniciais para o desenvolvimento da vacina.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o professor e chefe do LEMTE, Antonio Carlos de Freitas, destacou que após a pesquisa exploratória para identificar os alvos necessários para o desenvolvimento da vacina, está iniciando a fase de produção do primeiro protótipo da dose, que deverá ser testada em ensaio pré-clínico no final do primeiro semestre de 2021. “A partir do momento que você valida que aquela proposta é eficaz, então, ela passa para uma segunda parte que são os ensaios clínicos. São aqueles de fase 1, fase 2, fase 3. Esses ensaios necessitam de um aporte maior, tanto financeiro e de infraestrutura. A partir do momento que validarmos algum dos nossos candidatos que nós estamos estudando, iremos partir para conversar com os governos para ver se há o interesse de desenvolver no produto”, aponta o professor.
Confira outras informações na entrevista completa com Antonio Carlos Freitas, disponível no play acima.
Not��cias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Estado divulga abertura de novo ciclo do Programa Mães de Pernambuco; confira requisitos
Ação garante auxílio mensal de R$ 300 a mulheres em situação de extrema...
- Por REDAÇÃO
- 25/07/2025
Previsão climática confirma precipitação acumulada dentro do normal no Agreste, Zona da Mata e RMR
Levantamento realizado abrange os meses entre agosto e outubro deste ano
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
TCE-PE identifica irregularidades na construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns
Licitação da unidade hospitalar no Agreste Meridional está suspensa
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
MPPE encaminha recomendação à Câmara do Recife contra restrição de proteção ao patrimônio cultural
Avaliação do órgão reflete o comprometimento do valor histórico dessas...