
Atualmente, o composto está na fase de testes 3, última etapa antes do pedido de registro do produto nas agências regulatórias

Foto: Reprodução/Muhammad Mahdi Karim
A vacina brasileira contra a dengue, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, tem se mostrado segura e oferece bom nível de proteção contra a doença, de acordo com os dados preliminares divulgados.
Atualmente, o composto está na fase 3 de testes, última etapa antes do pedido de registro do produto nas agências regulatórias, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Butantan-DV, como é conhecida, “reduziu em 79,6% o risco de adoecer entre as pessoas que o receberam e foram depois naturalmente infectadas pelo vírus da dengue, em comparação com aquelas que haviam tomado um composto inerte (placebo)”
O ensaio clínico da Butantan-DV é um dos maiores já conduzidos no país exclusivamente por pesquisadores brasileiros. Desde 2016, 16.235 voluntários, com idades entre 2 anos e 59 anos, de 13 estados da federação, já participaram do ensaio. Do total, “10.259 indivíduos foram selecionados aleatoriamente para receber a aplicação no braço de uma dose do composto criado para gerar imunidade contra as quatro variedades (sorotipos) conhecidas do vírus da dengue. Outros 5.976, escolhidos também ao acaso, tomaram placebo”.
Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 23/03/2023
Ministério da Saúde lança projeto, espelhado em programa recifense, para prevenção e eliminação do câncer de colo de útero
A expansão para o Brasil é feita em conjunto pelo Ministério da Saúde,...
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2023
Covid-19: vacina bivalente está disponível para públicos prioritários
O imunizante bivalente da Pfizer será disponibilizado para quem já...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2023
Ministério da Saúde cria centro para monitoramento da dengue; Brasil teve aumento de 43,8% de casos neste ano
A criação do COE Arboviroses ocorre diante do aumento de casos dessas...
- Por REDAÇÃO
- 18/03/2023
Pernambuco autoriza aplicação da vacina bivalente para todos os grupos prioritários
O Estado já disponibilizou as doses das vacinas para todos os municípios.