Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Verão começa nesta sexta-feira; doenças de pele são mais comuns nesta estação

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A dermatologista Márcia Horowitz afirma que a umidade do ar será o principal fator responsável pelo aparecimento de doenças no verão

A dermatologista Márcia Horowitz afirma que a umidade do ar será o principal fator responsável pelo aparecimento de doenças no verão

Foto: Agência Brasil

22/12/2023
    Compartilhe:

O verão no Brasil começou nesta sexta-feira e prossegue até março de 2024. Durante esta época do ano, é importante estar atento à prevenção de doenças comuns a serem desenvolvidas na estação. 

A dermatologista Márcia Horowitz afirma que a umidade do ar será o principal fator responsável pelo aparecimento de doenças no verão. Em especial, doenças de pele, já que as condições climáticas e os hábitos comuns da temporada tornam o ambiente mais propício ao desenvolvimento das  enfermidades. 

Doenças do verão 

A candidíase, que provoca vermelhidão nas dobras da pele, é um alerta evidenciado pela especialista. Para prevenir, é recomendado secar bem as regiões do corpo e não deixá-las úmidas. 

A brotoeja, que é mais comum em crianças e se manifesta com o aparecimento de bolhas na pele, também precisa de atenção. Para evitar, é recomendado aumentar a frequência de banhos, usar roupas leves e estar em locais mais arejados. 

Devido ao aumento do calor e da oleosidade da pele, o pano branco também pode ser desenvolvido com mais facilidade. Como prevenção, principalmente para pessoas com tendência a desenvolver o fungo, a médica orienta o uso de sabonetes adequados.

Recomendações 

Para os próximos meses, Márcia Horowitz ressalta que o uso do protetor solar deve ser reforçado, assim como os meios físicos de proteção, ou seja, chapéus, roupas adequadas e óculos escuros. 

A dermatologista  ressalta que é importante se proteger em todos os horários, mas o cuidado deve ser redobrado entre 10h e 16h. A prevenção evita o aparecimento de manchas, proporciona o envelhecimento saudável da pele, além de prevenir doenças mais graves como o câncer de pele. 

Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook