Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Vigilância Sanitária do Recife realiza “Operação Pescado” para inspeção de estabelecimentos com foco na Semana Santa

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A Operação Pescado tem como objetivo garantir a comercialização dos produtos que não apresentam riscos à saúde da população

A Operação Pescado tem como objetivo garantir a comercialização dos produtos que não apresentam riscos à saúde da população

Foto: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE

29/03/2023
    Compartilhe:

Com a Semana Santa chegando, os recifenses precisam se planejar para fazer as compras dos pescados, que já é tradição. Pensando nisso, a Vigilância Sanitária do Recife (Visa) vai realizar mais uma edição da Operação Pescado, que tem como objetivo garantir a comercialização dos produtos que não apresentam riscos à saúde da população.

Agentes da Vigilância estarão passando por estabelecimentos como mercados públicos e supermercados para observar se o peixe segue as regulamentações determinadas pela Visa. Na compra do peixe fresco, o pescado deve estar com a pele brilhante; escamas unidas ; olhos salientes ; odor suave e carne firme.

Para o caso de peixe inteiro,  a orientação é de que ele deve estar exposto, preferencialmente embalado, em boas condições, coberto com gelo ou em balcões refrigerados em temperatura de 2º a 3º C. A medida também vale para marisco, sururu, mexilhão, ostra, lagosta, camarão, lula, polvo e peixe em posta - que deve estar em boas condições, embalado em fita filme ou sacos apropriados, e cobertos com gelo ou em balcões refrigerados na temperatura de referência. A Visa destaca que o gelo utilizado para o acondicionamento deve apresentar o selo de inspeção sanitária. 

Os vendedores e os ambientes em que o peixe está sendo comercializado também serão avaliados. O cuidado também deve ser feito quando o pescado chega em casa. A Vigilância Sanitária orienta que o armazenamento do produto deve ser feito após a limpeza do pescado, sem vísceras, para evitar que estrague. Além disso, se o pescado estiver congelado, o ideal é descongelar na geladeira e, em seguida, prepará-lo imediatamente.

Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook