
WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a ser acessíveis para usuários
Redes sociais passaram cerca de 7h indisponíveis

Foto: Reuters/Dado Ruvic/Ilustração
Por Agência Brasil
Grandes redes sociais relacionadas ao Facebook ficaram inacessíveis nesta segunda (4) no início da tarde e começaram a ser restabelecidas por volta de 19h20. O Facebook - a maior rede social do mundo -, o Instagram - a mais popular plataforma de compartilhamento de imagens - e o WhatsApp - o aplicativo de troca de mensagens via celular preferido dos brasileiros - ficaram indisponíveis para os usuários por uma falha ainda não detalhada pelo conglomerado. Outras plataformas sociais, como o Telegram e o Twitter, apresentaram instabilidades e funcionam de maneira intermitente, com usuários de todo o mundo registrando queixas pelo serviço internacional de monitoramento de servidores e aplicativos Downdetector.
Pouco antes das 17h, Mike Schroepfer, oficial-chefe de tecnologia do Facebook, publicou um pedido de desculpas para os usuários impactados pelo que classificou como “erros de rede”. A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) - a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Esta não é a primeira vez que o grupo de serviços administrados pelo Facebook apresenta problemas. Em junho deste ano, uma interrupção semelhante aconteceu.
Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido. Segundo os números da Nasdaq - a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, o Facebook perdeu cerca de 5,34% de valor de mercado até o momento com a falha. Isso equivale a cerca de US$ 50 bilhões - o valor total estimado da rede social Twitter. As ações do Facebook estão cotadas no momento a US$ 326,23.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2022
Devido a safra dos ventos, Nordeste bate novo recorde na geração de energia eólica, aponta ONS
Dia 8 de julho, as turbinas eólicas produziram 14.167 megawatts (MW), o que...
- Por REDAÇÃO
- 15/02/2022
João Campos assina decreto que atualiza legislação do uso da internet 5G e consolida Recife como centro de inovação tecnológica
O decreto deve facilitar a recepção do sinal e a disseminação do 5G na...
- Por REDAÇÃO
- 08/02/2022
Governo de Pernambuco libera recursos para negócios com base tecnológica
A medida vai beneficiar 25 novas empresas credenciadas no programa...
- Por REDAÇÃO
- 26/01/2022
Recursos tecnológicos aprimoram operações no Porto de Suape
O App Suape já está disponível para download na plataforma Android. Para...
- Por REDAÇÃO
- 20/11/2021
Consciência Negra: como o racismo algorítmico perpetua preconceitos antigos na realidade moderna
O algorítmo reflete a mentalidade de quem o criou e de quem alimenta, ou...
- Por REDAÇÃO
- 05/10/2021
WhatsApp, Instagram e Facebook voltam a ser acessíveis para usuários
Redes sociais passaram cerca de 7h indisponíveis