Coluna da quarta | Governo comemora avanços na segurança

Foto: Mariana Carvalho/Vice-governadoria
Por Lucas Arruda
O Governo de Pernambuco tem feito questão de potencializar a divulgação de números positivos na segurança pública - afinal, essa foi uma das pautas centrais na eleição de Raquel Lyra (PSD), há três anos, e continua sendo um dos pilares da aprovação da gestão estadual.
Em relação a abril de 2025, a SDS destaca que o estado alcançou o menor número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) para o mês nos últimos 11 anos. Segundo dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), foram 251 homicídios, 71 a menos que no mesmo período do ano passado.
A redução em 22% nesse indicador é creditada, segundo a gestão estadual, à consolidação do programa Juntos pela Segurança, lançado em 2023 com orçamento de mais de R$ 1 bilhão para ações integradas de inteligência policial, investimentos em infraestrutura e nos profissionais de segurança. Também têm destaque os concursos realizados para as polícias e Corpo de Bombeiros.
De olho em 2026, Raquel e seu staff entendem que a segurança pública é uma chave fundamental para convencer o eleitor de que o governo deve ser mantido no poder. Onde está o principal desafio? Na Região Metropolitana e no Recife, que reúnem praticamente metade das Mortes Violentas Intencionais (MVIs) registradas em abril. Além dos dados, conta muito a sensação de segurança.
AGENDAS - Em Brasília, o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Monteiro Bisneto, esteve com os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Defesa, José Múcio Monteiro, além do senador Fernando Dueire (MDB). O objetivo: consolidar o investimento em obras caras ao desenvolvimento do complexo portuário, como a dragagem do canal interno. Como prometido na posse, em abril, Armando Monteiro Bisneto está mirando longe.
DEBANDADA - Mesmo com Wolney Queiroz assumindo o Ministério da Previdência Social, os 17 deputados federais do PDT decidiram deixar a base do governo Lula - movimento que não foi seguido pelos três senadores do partido. Na Câmara, os parlamentares indicaram que Wolney foi uma escolha pessoal do presidente da República, que, por sinal, teria traído Carlos Lupi ao não sair em defesa do ex-ministro no escândalo do INSS. Entre culpados e constrangidos, o PDT se vê em meio a um enorme abismo.
CONCLAVE - Em Roma, Elielson Lima reporta, a partir desta quarta-feira (7), o início do conclave que vai definir o novo líder da Igreja Católica. Com entradas na programação da CBN Brasil, da CBN Recife e nos telejornais da TV Asa Branca, Elielson, editor titular desta coluna, representa o Grupo Asa Branca em uma cobertura histórica.
FRASE DO DIA: “Mentira é um veneno político”, disse a ministra do STF, Cármen Lúcia, durante um julgamento na Corte.
RÁPIDAS
CAMARAGIBE - Diego Cabral (Republicanos), prefeito de Camaragibe, estreitou a parceria com a governadora Raquel Lyra (PSD) durante reunião em Brasília, nesta terça-feira (6). O encontro contou com a presença do deputado estadual João de Nadegi (PV) e teve como pauta a requalificação da Estrada de Aldeia (PE-027).
TROCA - O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), fez duras críticas à gestão estadual pela desativação do 20º BPM. Alegando que vai lutar até o fim para manter a unidade policial no município, Labanca sugeriu: “até porque, no dia 1º de janeiro de 2027, Pernambuco terá um novo governador — e este, tenho certeza, não fechará batalhões de polícia”.
ALEPE - Com a aprovação na Comissão de Finanças do projeto substitutivo ao pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão solicitado pelo Governo de Pernambuco, o texto retorna para análise da CCLJ. Se aprovado, mais da metade dos recursos ficará para os municípios.
PINGA-FOGO: O pernambucano se sente seguro?