Coluna da quinta: Solidariedade estreita laços com PSDB mirando federação

Por Guilherme Camilo
Em mais um movimento de peças, um encontro chamou atenção nos bastidores da política. Marília Arraes (Solidariedade) esteve em Brasília para uma reunião com Aécio Neves (PSDB). A conversa agita as articulações para as eleições de 2026, pois envolve tratativas para uma possível federação partidária, inclusive, Aécio fez questão de se encontrar com Marília.
Muito mais que um gesto individual, o movimento é do Solidariedade, que avança no diálogo com o PSDB visando uma federação que deve incluir também o PRD. Nesse contexto, Marília se torna peça-chave. Sua presença na negociação amplia também as possibilidades tanto para uma aproximação das siglas com João Campos, quanto para manter vivo seu projeto de disputar o Senado.
Recentemente, nomes como Miguel Coelho e Silvio Costa Filho têm caminhado com João. Humberto Costa, outro nome na disputa, é figura representativa do PT e de Lula no estado. Fica nesse meio Marília, que também quer uma das duas vagas do pleito de 2026.
ALIANÇA À VISTA – Mais um movimento de João Campos visando 2026 foi o encontro com o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, nessa quarta-feira (2). Uma reunião que mais parece um recado aos adversários. O PSB vai ampliar seu arco político e uma federação entre PSB e Cidadania pode estar por vir.
NOVO COMANDO – Alberes Lopes é o novo superintendente da Escola do Legislativo Pernambucano (Elepe). O ex-secretário do governo de Paulo Câmara tomou posse nessa quarta (2), em cerimônia conduzida pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto, e pelo primeiro-secretário, Francismar Pontes.
DEFESA – Em meio à crise entre Governo e Congresso, ao que parece um pequeno afago, a ministra Gleisi Hoffmann defendeu o presidente da Câmara, Hugo Motta, após o parlamentar sofrer ataques nas redes sociais em decorrência das últimas decisões que englobam o IOF.
FRASE DO DIA: “Se eu não entrar com um recurso no Poder Judiciário, se eu não for à Suprema Corte, ou seja, eu não governo mais o país. Esse é o problema. Cada macaco no seu galho. Ele legisla, e eu governo”, disse Lula sobre crise com o Congresso.
RÁPIDAS
DE MOLHO – O ex-presidente Jair Bolsonaro cancelou todos os compromissos de julho após recaída em problemas de saúde. Sob recomendação médica, o liberal ficará em repouso domiciliar.
VISITA – Como se não bastasse a crescente impopularidade, o presidente Lula viajará, nesta quinta-feira, para Buenos Aires, onde visitará a ex-presidente Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar por crime de corrupção.
DESRESPEITO – O vereador Rafael Prequé protagonizou falas machistas e desrespeitosas contra a secretária Viviane Facundes durante visita à Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Gravatá. Resta saber como a Câmara Municipal vai reagir a esse episódio.
PINGA-FOGO: Quem estará como candidato ao senado no palanque de João?