Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Coluna Diária

Coluna da segunda | Lula e Raquel completam 100 dias de Governo após ruptura de ciclos


Por: REDAÇÃO Portal

10/04/2023
    Compartilhe:

O presidente Lula (PT) e a governadora Raquel Lyra (PSDB) completam, hoje, 100 dias de governo. Ela rompeu um ciclo de 16 anos de PSB no comando de Pernambuco, enquanto ele pôs fim a quatro anos de um governo mais à direita, eleitos pelo voto popular.

O experiente Lula governa o País pela terceira vez e isso gera um efeito de ser o próprio concorrente. Inexoravelmente, a população fará (e já faz) comparações do terceiro Governo com os outros dois. Porém, tanto o Brasil como o Mundo viviam outro clima econômico e político. 

Em Pernambuco, quebrar uma hegemonia de quatro ciclos de gestão não é uma tarefa fácil. Evidente que as doses por ora da governadora foram amargas, mas necessárias. Esses 100 dias foram muito mais de mudança de rotas do que de entregas. Isso também gera críticas, sobretudo da nova oposição que se forma.

Resta a Lula descer do palanque e parar de replicar os mesmo erros de Bolsonaro, embora que com uma diferença: as posições políticas. Já para Raquel, é necessário imprimir uma agenda de Governo, algo que os pernambucanos identifiquem como dela. Ambos têm tempo mais que suficiente para que isso aconteça na prática. 

Por fim, a impressão que fica é que a governadora está replicando o script que fez quando governou Caruaru. Primeiros anos amargos e depois um volume de entregas. Lá deu certo, não se sabe se em Pernambuco dará. Já Lula esbarra na necessidade de “abraçar” a muitos em prol da governabilidade. Ambos reúnem suas equipes hoje para apresentar esse balanço dos 100 dias. 

TCE À VISTA - Faltando pouco mais de dois meses para a aposentadoria da conselheira Teresa Dueire, o clima nos bastidores está pegando fogo de olho nessa vaga. Hoje, estão postos e costurando votos o deputado federal Guilherme Uchoa Júnior (PSB), os deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSB), Joaquim Lira (PV) e Kaio Maniçoba (PP). O ex-deputado Tony Gel também queria, mas não tem idade permitida para a entrada na corte.

MOVIMENTO - O deputado estadual Jarbas Filho (PSB) vem colhendo assinaturas para mudar, através de uma PEC, a idade mínima para concorrer à vaga do Tribunal de Contas. Se ele conseguir, o ex-deputado Tony Gel entrará no páreo. O ex-prefeito de Caruaru já deixou o PSB e prepara o caminho de volta ao MDB. Pode ser uma opção. 

SUPLENTES NA TORCIDA - Se confirmando algum mandatário na vaga, um suplente direto assumiria a cadeira. Se o escolhido for Uchoa Júnior, o ex-deputado Gonzaga Patriota voltará à Câmara Federal; no caso de Kaio Maniçoba, a cadeira vai para Roberta Arraes; já se for Rodrigo Novaes, o suplente é Diogo Morais; por fim, Joaquim Lira tem Odacy Amorim como seu substituto direto. Tem gente cruzando os dedos e já fazendo campanha. 

FRASE DO DIA: “O próprio presidente Lula tem buscado essa aproximação com o Congresso. Tivemos reuniões importantes do presidente com os líderes. Então, essa proatividade de Lula é interessante nessa largada. Mas é um governo novo e ainda precisa destravar questões delicadas como os espaços regionais, algo que está com o diálogo aberto, mas que precisa ter um desfecho”, diz o líder do PSB na Câmara, deputado Felipe Carreras. 

RÁPIDAS 

BNB - O ex-governador Paulo Câmara levou para compor seu gabinete como presidente do Banco do Nordeste o ex-secretário estadual da Casa Civil, José Neto. Além dele, Paulo emplacou na comunicação o também ex-secretário Eduardo Machado. 

EXEMPLO DO SERTÃO - A cidade Mirandiba, no Sertão pernambucano, tem uma das melhores gestões da região. O prefeito Evaldo Bezerra (PSB) praticamente não tem oposição, pela força de sua gestão e as entregas que vem fazendo.

PINGA-FOGO: A sessão de amanhã da Alepe será esvaziada?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook